Foto: Cecília Bastos / Imagens USP
Publicado na Bori em 4/2/2022, 9:22 – Atualizado em 11/2/2022, 11:06

Estudos e evidências científicas que nos ajudem a entender a complexidade da Amazônia são cada vez mais urgentes de serem disseminados pela imprensa — diante dos efeitos da devastação ambiental e social da região. Para dar apoio aos jornalistas interessados em aprofundar esse tipo de cobertura, a Bori inaugura o grande tema “Amazônia”, com apoio do Instituto Clima e Sociedade (iCS).

A partir de agora, a Bori terá um olhar especial para pesquisas científicas sobre a Amazônia nas mais diversas áreas do conhecimento. As ações previstas para 2022 contemplam a disseminação de estudos antecipados e explicados para jornalistas cadastrados, a realização de workshops para jornalistas e treinamentos para cientistas que desejem aprimorar a comunicação de pesquisas sobre a região.

O projeto visa qualificar a cobertura local e nacional sobre Amazônia, trazendo, também, mais visibilidade para cientistas do Norte que trabalhem com temas amazônicos. Há muitas possibilidades para expandir a cobertura sobre a região, que é lar de mais de 20 milhões de brasileiros e concentra mais de 10% das espécies de animais e plantas do planeta descritas pela ciência.

Em paralelo, a Bori ampliará seu banco de fontes, com a inserção de pesquisadores que pesquisem a Amazônia, dando especial destaque para cientistas vinculados às instituições da região. A ideia é amplificar essas vozes na imprensa, facilitando o acesso de jornalistas a esses contatos. Haverá, ainda, uma série de antecipações de estudos e publicação de artigos de opinião de pesquisadores exclusivas para  jornalistas da nossa comunidade.

A criação da área “Amazônia” soma-se às duas áreas de apoio à cobertura jornalística já implementadas pela Bori nos últimos dois anos: Covid-19 e Sistemas Alimentares. Nestes espaços, os jornalistas cadastrados encontram uma curadoria especial das pesquisas científicas inéditas sobre os temas, além de outros materiais de apoio. A expectativa da Bori é tornar a Amazônia mais próxima às demais regiões do país, incentivando temáticas ainda pouco exploradas pelo jornalismo brasileiro e valorizando a imensa diversidade biológica e cultural da região.

Assessorias de comunicação de instituições de pesquisa da Amazônia e grupos de pesquisa com foco neste tema podem entrar em contato com a Bori para trabalharmos em parceria, pelo e-mail projetos@abori.com.br.

 

Se você é jornalista e quer receber, em primeira mão, pesquisas científicas inéditas e explicadas sobre a região, se cadastre, gratuitamente, na Bori.

É cientista e trabalha com o tema? Se cadastre no nosso banco de fontes ou envie materiais para a nossa curadoria de conteúdo.