Publicado na Bori em 22/9/2021, 16:24

Diante das dimensões da Covid-19, o papel da ciência ganhou relevância nos mais variados estratos da população brasileira e mundial. De outro lado, porém, a ocorrência da pandemia desencadeou um movimento sem precedentes de descrédito da ciência, com a criação abundante de fake news. Essa foi uma das motivações para a realização do 1º Congresso Brasileiro de Divulgação Científica, que ocorre de 27 a 30 deste mês, com o tema “Divulgação Científica e negacionismo em tempos de desinformação”. O evento, online e gratuito, conta com o apoio institucional da Agência Bori.

O objetivo do encontro é ampliar o debate sobre a ciência e a divulgação científica e promover o diálogo entre seus agentes – jornalistas de todas as áreas, cientistas, professores, divulgadores, pesquisadores e estudantes. A programação conta com palestras, mesas-redondas, apresentação de trabalhos e de cases e minicursos.

A Agência Bori será tema de case apresentado no dia 29/9, a partir das 17h. A mesa “Divulgação científica na pandemia: aprendizado e legado – Jornalismo“, coordenada pela co-fundadora e coordenadora da Bori, Sabine Righetti, acontecerá no mesmo dia, às 20h, e contará com a participação de Cláudia Collucci, repórter especial e colunista de saúde da Folha de S. Paulo, Letícia Vidica, gerente de conteúdo da CNN Brasil, Mariana Varella, editora-chefe do Portal Dráuzio Varella, e Mílton Jung, apresentador do Jornal da CBN.

Entre os palestrantes também estarão Renato Janine Ribeiro, presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC); Natália Pasternak, presidente do Instituto Questão de Ciência (IQC); Margareth Dalcolmo, pesquisadora da Fiocruz; Wilson Bueno, jornalista de ciência e professor sênior da USP; Carlos Vogt, ex-reitor da Unicamp e coordenador do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor/Unicamp); Hugo Aguilaniu, diretor presidente do Instituto Serapilheira; Douglas Falcão Silva, presidente da Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciência (ABCM), entre outros cientistas e jornalistas que são referência em pesquisa e em divulgação científica.

O congresso é organizado pela Acadêmica Agência de Comunicação e tem o patrocínio da Agência Fapesp e do Instituto Serrapilheira. As inscrições podem ser feitas neste link.