Publicado na Bori em 7/12/2021, 14:43 – Atualizado em 7/12/2021, 14:44

Para melhor preparar a imprensa para a cobertura de pautas em sistemas alimentares, a Bori realizou, nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, a segunda edição do curso para jornalistas “Explorando pautas alimentares”. A iniciativa faz parte da grande área sobre o tema, com apoio do Instituto Ibirapitanga.

Como na edição anterior, para compor a turma deste segundo curso a Bori recebeu 25 jornalistas que cobrem ciência, saúde, agronomia, bem-estar e áreas correlatas de vários estados brasileiros. A diversidade também se fez presente na riqueza de veículos participantes: o “Explorando” contou com profissionais de grandes grupos de comunicação (como O Globo, Folha de S. Paulo e CNN Brasil), da imprensa local (como O Liberal e Correio) e de veículos especializados (como o Nexo Jornal e O Joio e o Trigo).

Dessa vez, o curso teve um foco mais específico em temas do agronegócio, com discussões amplas sobre sustentabilidade — seja ela ambiental, social ou econômica.

A programação teve início com uma palestra sobre o conceito e a importância dos sistemas alimentares (Josefa Garzillo/USP): uma introdução provocativa e necessária, que voltou ao curso depois de ter feito sucesso com a turma anterior.

No segundo dia, um bate-papo sobre impactos dos sistemas na saúde humana e planetária (Jacqueline Silva/Universidade de Edimburgo) esclareceu as consequências severas dos sistemas alimentares hegemônicos. Por fim, uma palestra mostrou um outro lado dos números do agronegócio e sua contribuição para a economia brasileira (Marco Mitidiero/UFPB), dando um panorama crítico sobre a questão e incentivando os jornalistas a mergulhar fundo no tema e buscar respostas para perguntas essenciais.

Esta foi a última edição do “Explorando pautas alimentares” em 2021. Fique de olho no site e redes sociais da agência para saber de nossas próximas iniciativas na área de sistemas alimentares.

A opinião dos participantes

“Excelente curso, me sinto muito mais preparada para a cobertura de pautas alimentares!” Luana Lisboa (Jornal Correio)

“Curso com muito conteúdo, oferecendo uma visão social extremamente importante para a pauta.” Maria Carolina Santos (Marco Zero Conteúdo)

“Foi um prazer participar do curso. Contribuiu imensamente para a reflexão sobre novas ideias de pautas em sistemas alimentares e para a busca de fontes especializadas no tema.” Renata Fortanetto (Fiocruz)