Curso da Bori e ABEC mostra importância da divulgação da ciência para revistas científicas

Divulgar a ciência por meio da imprensa e das redes sociais pode ser uma forma de fazer a ciência chegar nas tomadas de decisão. Essa foi a premissa utilizada no workshop “Por que as revistas científicas devem divulgar ciência?”, realizado em abril pela Bori, em parceria com a Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC).

Cerca de 180 editores científicos e pesquisadores participaram do painel ministrado por Natália Flores, Gerente de Conteúdo da Agência Bori, e Germana Barata, coordenadora da Especialização em Jornalismo Científico da Unicamp e 1ª secretária da ABEC Brasil. Na primeira parte do curso, a importância de divulgar ciência para as revistas foi trazida por Germana, que falou da necessidade delas se inserirem no debate público sobre temas relevantes para a sociedade.

Na sequência, os critérios e o processo de curadoria das pesquisas disseminadas pela Bori foram explicados aos participantes, que puderam entender melhor o seu papel neste processo.

Hoje, cerca de 160 revistas científicas da rede SciELO e ABEC são monitoradas pela Bori, a partir de um sistema próprio. Mais de 500 artigos científicos por dia em vias de publicação são acessados pelos seus editores, que, a partir de critérios como interesse jornalístico, selecionam uma média de 2 a 3 artigos por semana para disseminação à imprensa. “Apesar da curadoria dos estudos ser feita pela nossa equipe, sempre incentivamos que os editores de revistas parceiras sejam pró-ativos, nos indicando estudos com potencial para serem disseminados”, comentou Natália na sua fala. No final do painel, Germana e Natália apresentaram dicas para produzir conteúdos em redes sociais, como o uso de hashtags, marcação de perfis e uso de fotos.

Publicado por

Agência Bori

A Bori conecta o conhecimento produzido por cientistas brasileiros à imprensa de todo o país, disponibilizando estudos inéditos acompanhados de textos explicativos e do contato de um porta-voz do trabalho a jornalistas cadastrados

Sair da versão mobile