Publicado na Bori em 30/4/2021, 13:34 – Atualizado em 12/5/2021, 9:31

A partir de agora, infográficos também passam a fazer parte do material antecipado a jornalistas na Bori em pautas específicas de meio ambiente.  Em parceria com a Bori, o Fervura, coletivo jornalístico especializado em traduzir o tema complexo das mudanças climáticas com o uso de formatos e linguagens ágeis, sintéticas e bem-humoradas, produz infográficos inéditos para acompanhar os estudos sobre meio ambiente antecipados à imprensa na nossa plataforma. O recurso jornalístico é importante para facilitar a compreensão de pesquisas e seus resultados.

As artes, criadas especialmente para explicar e ilustrar os estudos antecipados, reúnem os principais pontos da pesquisa, complementando o texto explicativo da Bori, e poderão ser reproduzidas pelos veículos de comunicação e pelas instituições de pesquisa. 

Desde março, a Bori tem antecipado estudos na área ambiental acompanhados de infográficos da Fervura. O infográfico de lançamento explicava o funcionamento de um dispositivo que monitora fluxos de carbono criado por pesquisadores da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). Em maio, o conteúdo visual ilustra divulgação de estudo da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) sobre impactos da transposição do rio S. Francisco, na Paraíba, em fauna de peixes nativos.

Assim como os textos explicativos da Bori, as artes podem ser reproduzidas pelos veículos de comunicação impressos e digitais após a data de queda de embargo do estudo. No caso dos infográficos, a arte não pode ser modificada e é preciso citar a fonte Fervura/Agência Bori.

A iniciativa de introduzir conteúdo visual no material de apoio oferecido aos jornalistas faz parte de parceria firmada entre a Bori e o Fervura. Criado em 2018, o Fervura começou a atuar nas redes sociais em julho de 2020, com conteúdo visual produzido por jornalistas, designers, artistas, cartunistas e escritoras, e lançou seu site oficial em abril de 2021.