Publicado na Bori em 24/1/2022, 14:42 – Atualizado em 14/2/2022, 14:05

Contar histórias que fortaleçam a adesão da população à vacinação contra Covid-19 e outras doenças tem sido um grande desafio para jornalistas da rede Infovacina. A Bori mostra o resultado deste empenho em sessão virtual, no dia 16 de fevereiro, às 19h30, anunciando as melhores matérias sobre imunização produzidas pelos participantes do programa. A cerimônia de entrega do Prêmio Infovacina de Jornalismo será fechada aos participantes do programa.

O evento contará com a presença de Denise Garrett, vice-presidente do Sabin Vaccine Institute, que atuou como consultora do Infovacina, e Natália Pasternak, presidente do Instituto Questão de Ciência. As duas pesquisadoras têm atuado de forma bastante intensa na comunicação com jornalistas durante a pandemia de Covid-19, advogando a favor da vacinação. Elas também fazem parte do júri do Prêmio Infovacina.

A sessão virtual marca o encerramento da mentoria jornalística de quatro meses coordenada pela Bori, com apoio do Sabin Vaccine Institute e do Instituto Serrapilheira. No decorrer do projeto, os 25 participantes de 13 estados brasileiros, de veículos como Folha de S. Paulo, Agência Pública, Aos Fatos, O Liberal, GZH, revista Veja Saúde, Estadão e outros puderam conversar com especialistas renomados sobre imunização, vigilância epidemiológica de doenças infecciosas, em sessões fechadas, e também receberam mentoria de saúde e de dados do Dr. Gustavo Cabral (USP) e do jornalista de dados Marcelo Soares. O programa teve como facilitadores os jornalistas Maurício Moraes e Natália Flores, gerente de conteúdo da Bori.

Ao todo, 29 reportagens produzidas ao longo do programa por 13 participantes concorrem a quatro prêmios, sendo o Grande Prêmio no valor de 5 mil reais e três outros prêmios no valor de 3 mil reais. Elas falam sobre vacinas contra agentes infecciosos como HPV, HIV e Sars-Cov-2 e negacionismo durante a campanha de vacinação de Covid-19 no país. A escolha das melhores histórias será feita nas próximas semanas, por um júri, a partir dos critérios originalidade do conteúdo, extensão e complexidade da apuração e impacto social da informação. Na cerimônia, os jornalistas premiados contarão detalhes e curiosidades sobre o processo de apuração das matérias vencedoras.