Foto: Sam Mcghee / Unsplash
Publicado na Bori em 10/3/2021, 13:19 – Atualizado em 10/3/2021, 15:59

Cientistas de todas as áreas do conhecimento costumam nos procurar com as mesmas dúvidas: como faço para falar sobre a minha área do conhecimento ou sobre a minha pesquisa com jornalistas? Abordamos essas questões no minicurso SUA PESQUISA NA MÍDIA, que integrou o Simpósio de Divulgação Científica da Unicamp nos dias 8 e 9 de março.

Em duas aulas de duas horas cada, a cofundadora da Bori Sabine Righetti e a gerente de conteúdo da Bori Natália Flores passam por conceitos de jornalismo e abordam quem são os jornalistas de ciência no Brasil, quem é o interlocutor das notícias e impactos da disseminação de pesquisas na imprensa. Também dão dicas práticas sobre como elaborar press releases no modelo da Bori e como falar com jornalistas. Sabine Righetti é jornalista, doutora em política científica e pesquisadora do Labjor-Unicamp, onde dá aula e pesquisa sobre ciência na mídia. Também jornalista, Natália Flores é doutora em comunicação e pesquisadora em estágio pos-doutoral no Labjor-Unicamp.

As duas aulas do minicurso SUA PESQUISA NA MÍDIA estão disponíveis abaixo. Para quem se interessar, o simpósio também contou com palestras do Átila Iamarino, Nina da Hora e Iberê Tenório, minicursos sobre diversas abordagens da divulgação científica (como produção de podcasts) e debates sobre divulgação científica na pandemia e desinformação e ética na divulgação de ciência — além do lançamento de “A ilusão da Lua” (Ed. Contexto), livro do físico e reitor da Unicamp Marcelo Knobel, que foi antecipado aos jornalistas cadastrados na Bori.