Publicado na Bori em 18/10/2021, 11:28

Jornalistas fazem um trabalho essencial para a nossa sociedade, mas raramente são ouvidos. A gente resolveu mudar isso! A Bori e o canal Espaço Recíproco estão lançando, neste mês de outubro, a série “Jornalistas: ciência & vida”, que vai entrevistar dez profissionais de destaque e de todo o país sobre sua trajetória, experiências e projetos de vida, com foco em discutir o papel da imprensa para a democracia e a cobertura de ciência na pandemia.

A série começa na segunda (18) com o diretor da revista GQ Brasil Daniel Bergamasco, que fala sobre seu início bem cedo no jornalismo (aos 13 anos!), coberturas marcantes como a do Oscar e seu livro “Da ideia ao bilhão” (Portifolio, 224 pgs).  Os entrevistados são principalmente jornalistas da comunidade da Bori — membros ativos, entusiastas e parceiros da agência.

Entre os próximos nomes da série estão Matthew Shirts, jornalista americano e residente no Brasil há muitos anos, fundador do Fervura, coletivo para cobertura climática, e Eliane Brum, jornalista, escritora e documentarista gaúcha nacional e internacionalmente premiada, colunista do El País e autora de oito livros.

As conversas são conduzidas pelo físico Marcelo Knobel, criador do canal, sempre acompanhado de uma das jornalistas que comandam a Bori: Sabine Righetti, Ana Paula Morales e Natália Flores. Novos episódios serão lançados toda semana no canal Espaço Recíproco.

“A ideia é inverter os holofotes, e contar um pouco dessas trajetórias tão incríveis”, diz Knobel. A iniciativa da série “Jornalistas: ciência & vida” surgiu a partir de interesses comuns do canal e da Bori, já que ambos são fruto do comprometimento com a divulgação científica. “Tenho acompanhado o trabalho da Bori desde as primeiras ideias e acredito que temos que aliar esforços para a comunicação pública da ciência”, lembra.

Assim como a Bori, o canal Espaço Recíproco surgiu na primeira metade de 2020 — no meio da pandemia de Covid-19. Tem o intuito de conversar com grandes personalidades, cientistas e jornalistas envolvidos de alguma forma com ciência e tecnologia. Já ouviu, por exemplo, o nadador Cesar Cielo, o microbiologista Átila Iamarino e a cozinheira Rita Lobo.

Acompanhem a série “Jornalistas: ciência & vida” e sigam o canal Espaço Recíproco no Youtube para não perder nenhum vídeo!