Foto: Scott Graham / Unsplash
Publicado na Bori em 6/5/2021, 13:49 – Atualizado em 10/5/2021, 13:53

Uma análise das pesquisas especificamente da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) antecipadas à imprensa na Bori mostrou resultados interessantes — inclusive em tomadas de decisão.

A Bori antecipou à imprensa vinte artigos e livros da universidade em várias áreas do conhecimento no primeiro ano de atuação. Todos os trabalhos tiveram repercussão na imprensa, em veículos como o O Globo, El País, BBC Brasil, DW Brasil, Huffpost, Nexo, Jornal da Cultura, Superinteressante e Agência Pública. O impacto na sociedade, no entanto, não parou por aí.

Um trabalho da Unicamp com a Universidade de Córdoba (Argentina) e com Johns Hopkins (EUA) sobre riscos da exploração de gás em Manaus (AM), antecipado pela Bori à imprensa em agosto de 2020, levou à uma decisão do Ministério de Minas e Energia (MME) sobre as técnicas permitidas na extração de gás naquela região.

Esse caso e outros, que mostram como a disseminação da ciência na imprensa pode mudar tomadas de decisão, estão em texto recente de uma das coordenadoras da Bori, Sabine Righetti, no Jornal da Unicamp. Acesse a publicação aqui.