Publicado na Bori em 21/2/2022, 15:24 – Atualizado em 22/2/2022, 14:24

O curso “Cobrindo Tecnologias na Educação”, realizado na manhã do dia 10 de fevereiro, teve recorde de inscritos. Foram mais de 120 inscrições recebidas, o que contabiliza mais de cinco inscrições por vaga. Essa é a primeira ação da Bori para qualificar a imprensa na cobertura de pautas de educação, realizada em parceria com o Transformative Learning Technologies Lab do Teachers College, da Universidade de Columbia, Nova York.

A alta demanda do curso reflete o interesse de jornalistas em se especializarem em coberturas de educação. Nesta primeira edição do curso, foram selecionados 26 jornalistas que cobrem o tema em diferentes regiões do Brasil e em veículos de comunicação de diversos portes, como os jornais Estadão, O Globo, do Instituto Ayrton Senna, TV Itabaianinha, Gazeta do Povo, portal Cenpec e outros. A seleção dos participantes, assim como todos os cursos da Bori, foi feita a partir de critérios como diversidade de gênero, regional e de veículo.

Ao longo da manhã, os especialistas do TLT Lab, Paulo Blikstein, Lívia Macedo, Rodrigo Barbosa e Silva e Fábio Campos trouxeram as evidências científicas mais recentes sobre tecnologias educacionais, discutindo conceitos e desafios na cobertura do tema. Foram abordados assuntos que estão na pauta do dia da cobertura jornalística em educação, como educação híbrida, por causa da pandemia de Covid-19, e privacidade e vigilância de alunos e professores, no contexto da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

“As políticas de educação no Brasil também são construídas pelo trabalho da imprensa. Histórias contadas, e argumentos baseados em evidências ajudam o trabalho de quem está na ponta”, comentou Fabio Campos, pesquisador do TLT Lab e doutorando na New York University, nos Estados Unidos.

Diante do sucesso do curso, a Bori planeja, já, uma segunda edição, a ser realizada no próximo dia 11 de março, das 9h30 às 12h30. Jornalistas que não puderam comparecer na primeira edição já podem se inscrever, gratuitamente, para a seleção desta segunda rodada no nosso site. É obrigatório que o jornalista esteja cadastrado na Bori.