11 de fevereiro de 2020 Salvar link
Comportamento Social
Mulheres se sentem incomodadas com olhares de passantes durante amamentação.

Highlights

  • Mulheres relatam constrangimento por olhares direcionados às mamas durante amamentação
  • Pesquisa qualitativa ouviu 30 mulheres em hospital do Espírito Santo
  • Para líder da investigação, resultado mostra um problema cultural a ser trabalhado

Para as mulheres, amamentar seus bebês em espaços públicos ainda causa muito desconforto. Embora muitas mães digam praticar a amamentação em locais abertos, elas costumam usar um pano para cobrir a cena e, dessa forma, criar uma esfera privada para que ninguém olhe para as mamas.

A conclusão é parte do estudo A percepção da mulher sobre os espaços para amamentar: suporte na Teoria Interativa de Amamentação, publicado na última edição da “Revista Mineira de Enfermagem”. A pesquisa qualitativa foi coordenada por Cândida Caniçali Primo, do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), e ouviu 30 mulheres na maternidade de um hospital universitário capixaba.

“Isso mostra que temos um problema cultural, que é preciso trabalhar na sociedade o olhar de que o peito da mulher que está amamentando é o peito de uma mãe provendo nutrição”, comenta Primo sobre o principal resultado da pesquisa.

Nova cultura social

A cientista trabalha com o tema há 15 anos e diz que para a amamentação ser bem-sucedida, é preciso uma interação completa, que envolve a mãe, o bebê e o ambiente onde estão.  “O espaço público ainda é algo a ser conquistado. Não se tratam de leis – elas existem no Brasil e dão total legalidade à amamentação nesses espaços. A questão é o conforto da mulher”, pontua Primo.

O estudo, desenvolvido no âmbito do projeto de extensão “Amamentar”, da Ufes, ressalta ainda os benefícios já comprovados pela ciência do leite materno: ajuda no desenvolvimento rápido da criança, aumenta a resistência imunológica e a segurança emocional. “É por isso que precisamos trabalhar nessa construção social que mostre que amamentar é algo natural, que é importante para o bebê até os seis meses de vida dele”, comenta Primo sobre a importância da investigação científica.

Termos de uso

Todos os releases sobre as pesquisas nacionais já publicados na área aberta da Bori (e que, portanto, não estão sob embargo) podem ser reproduzidos na íntegra pela imprensa, desde que não sofram alterações de conteúdo e que a fonte Agência Bori seja mencionada.

Veja como citar a BORI quando for publicar este artigo:

Fonte: Agência Bori

Ao usar as informações da Bori você concorda com nossos termos de uso.

Publicado na Bori em 11/2/2020, 14:28 – Atualizado em 21/2/2021, 13:41