O distanciamento social é, até aqui, a única ferramenta efetiva na prevenção da contaminação pelo Sars-Cov-2, o vírus causador da Covid-19. Não há vacina contra a doença e, enquanto ela não existir, é nesse distanciamento que repousam as expectativas de barrar a aceleração descontrolada da contaminação, impedir o completo colapso dos sistemas de saúde e, acima de tudo, evitar mais mortes num cenário já esmagador. No Brasil, essas mortes já se aproximam das 12 mil e, no mundo, ultrapassaram 288 mil. Entretanto, grande parte da população do país resiste ao distanciamento.

O webinar “Covid-19: aspectos e razões da resistência ao distanciamento”, às 11 horas desta quinta (14), trouxe o tema à mesa virtual de debates a partir do olhar de três experientes pesquisadores – o cientista político André Singer, o psicanalista Christian Dunker e o antropólogo Carl Kendall. Os dois primeiros são professores da Universidade de São Paulo (USP) e o terceiro, da Universidade Tulane, nos Estados Unidos, neste momento trabalhando na Universidade Federal do Ceará UFC). Estão na conversa com eles três jornalistas, Lucas Veloso, da Agência Mural de Jornalismo das Periferias, Sabine Righetti, desta Agência Bori, e Mariluce Moura, do Ciência na rua, que atuará como mediadora. O debate é voltado a jornalistas, comunicadores populares e outros interessados na discussão dos vários aspectos da Covid-19. Assista a seguir.

Webinar sobre resistência ao distanciamento com André Singer, Christian Dunker e Carl Kendall

Termos de uso

Todos os releases sobre as pesquisas nacionais já publicados na área aberta da Bori (e que, portanto, não estão sob embargo) podem ser reproduzidos na íntegra pela imprensa, desde que não sofram alterações de conteúdo e que a fonte Agência Bori seja mencionada.

Veja como citar a BORI quando for publicar este artigo:

Fonte: Agência Bori

Ao usar as informações da Bori você concorda com nossos termos de uso.

Publicado na Bori em 13/5/2020, 19:00 – Atualizado em 18/5/2020, 9:28