Foto: DIVULGAÇÃO

Nesta quinta-feira (7/5), às 9h30, aconteceu o webinar “Por que a Covid-19 explodiu no Amazonas?”. Participaram da conversa dois pesquisadores muito experientes em distintos temas da Amazônia, o infectologista Marcus Vinicius Guimarães de Lacerda, da Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), e o físico, professor da USP, Paulo Artaxo, mais a matemática, especializada em modelagem, Juliane Oliveira, do Cidacs-Fiocruz. juntamente com as jornalistas de ciência Ana Paula Artaxo, do Institito de Pesquisas Energéticas (Ipen/Cnem-SP) e Mariluce Moura, criadora e coordenadora do Projeto Ciência na rua.

O webinar integrou a programação da Marcha Virtual pela Ciência, organizada pela SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência). Assista a seguir.

Webinar ‘Por que a Covid-19 explodiu no Amazonas?’ com Ciência na rua

Parte 1

Parte 2

Quem participa:

Paulo Artaxo

Professor da USP, é um dos mais premiados cientistas entre os estudiosos das mudanças climáticas globais em todo o mundo. Graduado em física, mestre e doutor em física atmosférica pela USP, seu trabalho no exterior inclui passagens pela Nasa, a Agência Espacial norte-americana e pelas universidades da Antuérpia (Bélgica) e Lund (Suécia), além de Harvard. Membro do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), integrou a equipe vencedora do Prêmio Nobel da Paz de 2007, e entre suas principais linhas de pesquisa estão o meio ambiente na Amazônia, física de aerossóis atmosféricos e poluição do ar urbana.

Marcus Vinícius Guimarães de Lacerda

Médico e um respeitado pesquisador de doenças infecciosas e parasitárias, em especial a malária, com mais de 250 artigos científicos publicados em respeitas revistas especializadas nacionais e internacionais. Graduado e doutorado pela Universidade de Brasília (UnB), é vinculado à Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), especialista em saúde pública do Instituto Leônidas & Maria Deane (Fiocruz-Amazonas), além de professor da Pós-Graduação em Medicina Tropical da Universidade do Estado do Amazonas.
Juliane Fonseca de Oliveira, pesquisadora do Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para a Saúde (Cidacs-Fiocruz) e tem trabalhado intensamente com modelos matemáticos para traçar projeções para a Covid-19 no Brasil e, especialmente, na Bahia. É matemática graduada pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e doutora em sistemas dinâmicos pelas universidades de Coimbra e Porto, em Portugal.

Ana Paula Freire 

Jornalista, especializada em jornalismo científico pelo Labjor-Unicamp. Graduada pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), é mestra em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Capinas (Unicamp). É analista sênior em C&T do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN), depois de 14 anos dedicados ao Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), onde atuou de 1999 a 2013. Atualmente é responsável pelo Informativo Órbita IPEN e por todo o material de divulgação científica e institucional do Ipen.

Mariluce Moura

Jornalista de ciência e pesquisadora. Criadora e diretora até 2014 da revista Pesquisa Fapesp, é criadora e coordenadora do projeto Ciência na rua, voltado a investigação e disseminação de novas formas de divulgação científica para jovens de 14 a 25 anos, em especial nas camadas de baixa renda da população urbana brasileira.

 

 

 

Termos de uso

Todos os releases sobre as pesquisas nacionais já publicados na área aberta da Bori (e que, portanto, não estão sob embargo) podem ser reproduzidos na íntegra pela imprensa, desde que não sofram alterações de conteúdo e que a fonte Agência Bori seja mencionada.

Veja como citar a BORI quando for publicar este artigo:

Fonte: Agência Bori

Ao usar as informações da Bori você concorda com nossos termos de uso.

Publicado na Bori em 5/5/2020, 16:46 – Atualizado em 13/5/2020, 19:04