O Science Pulse monitora o pulso científico mais de mil perfis brasileiros e estrangeiros de cientistas, especialistas, organizações e iniciativas científicas no Twitter e destaca, em tempo real, os cinco assuntos mais comentados nesses perfis em posts que utilizam hashtags.

A ferramenta foi criada para auxiliar jornalistas a explorar assuntos científicos em evidência nas redes sociais, que dificilmente aparecem nos Trending Topics porque concorrem com temas não ligados à ciência. O objetivo é ajudar apurações e pautas por meio do acompanhamento de conteúdo sobre ciência no Twitter — um dos espaços importantes de divulgação de pesquisas e opiniões de cientistas e especialistas. Isso porque é difícil seguir milhares de perfis e explorar tudo o que eles compartilham.

Importante: novos perfis são acrescentados na base do Science Pulse diariamente e qualquer pessoa pode sugerir um novo perfil para a plataforma por meio deste formulário.

O Science Pulse é um projeto internacional — por isso foi desenvolvido em inglês — da Volt Data Lab patrocinado pelo International Center for Journalists, com o apoio da Knight Foundation (sob o programa Knight Fellowship). A Agência Bori é parceira do projeto.

Fique sempre por dentro

Receba em seu e-mail conteúdo selecionado sobre a pesquisa científica brasileira