A testagem em massa da população e barreiras para monitorar entradas e saídas da cidade feitas pela atenção primária à saúde foram essenciais  no controle da Covid-19

É o que afirma estudo de pesquisadores da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)

O estudo relata a diminuição de casos durante a pandemia no interior do Amazonas a partir da experiência de atendimento a populações ribeirinhas dos alunos da UEA junto a equipes de saúde da família.

A experiência de 45 dias no município de Itapiranga, interior do Amazonas, aponta que a atuação das equipes de saúde da família foi essencial para a diminuição dos números durante a pandemia.

Atuação das equipes de saúde foi importante principalmente em regiões de difícil acesso, com embarcações preparadas para atender à população ribeirinha.

 “A experiência em Itapiranga foi a oportunidade de ter uma visão mais ampla da funcionalidade da atenção primária à saúde, principalmente nesse período pandêmico, onde esse nível de atenção se mostrou tão importante tanto para o diagnóstico precoce da doença quanto para a efetividade das medidas de contenção”, diz Yuri Bitencourt da Costa, um dos autores do estudo