A pandemia afetou o aprendizado das crianças em ensino remoto na pré-escola, principalmente as mais pobres.

É o que afirma os cientistas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Durham Universiy.

A pesquisa aponta que crianças em situação de maior vulnerabilidade social aprenderam em média quase a metade (48%) do que seria esperado em aulas presenciais.

No entanto, entre as crianças cujas famílias apresentavam um perfil socioeconômico mais alto, o déficit foi menor.

Elas aprenderam 75% do esperado, o que corresponde a uma diferença média de três meses de aprendizado.

Foram observadas 671 crianças de 21 escolas da rede conveniada e privada na cidade do Rio de Janeiro.

Em 11 de março de 2020, a Covid-19 foi caracterizaqda pela OMS como uma pandemia. No Brasil, a maioria das escolas públicas permaneceu fechada durante quase todo o ano letivo de 2020 e reabriu lentamente.

“Para chegar aos resultados, todas as crianças participaram de testes individuais, em dois momentos: no início e no final do ano letivo. Assim, foi nos permitido medir o aprendizado delas ao longo dos respectivos anos letivos – 2019 e 2020.”, explica o pesquisador Tiago Bartholo.