
O InfoVacina Trainee é um programa de mentoria on-line de quatro meses em jornalismo científico para estudantes de jornalismo e jovens repórteres com até 3 anos de experiência. Ao todo, 15 jovens jornalistas de todas as regiões do Brasil tiveram a oportunidade de serem treinados por jornalistas experientes e de produzir, com o aprendizado desta mentoria, reportagens sobre vacinas e imunização.
Como funciona
De agosto a dezembro de 2022, o programa ofereceu:
Mentoria semanal com jornalistas experientes da rede InfoVacina
Clique e conheça a rede InfoVacina
Sessões de ciência quinzenais com especialistas em saúde
Prêmio InfoVacina de até U$300 para melhores reportagens
Histórias premiadas

Cobertura vacinal de gestantes no RS está abaixo da meta – e não é de hoje
Produzida por Samara Wobeto para o Matinal Jornal

CRIE: Brasil tem política de saúde pouco conhecida para vacinação de pessoas mais vulneráveis; entenda
Produzida por Bernardo Yoneshigue para O Globo

Itapissuma dá exemplo ao Brasil e vacina 100% das crianças contra a poliomielite
Produzida por Yuri Euzébio para o Marco Zero Conteúdo

Da concepção ao envase: o Brasil pode desenvolver as próprias vacinas?
Produzida por Bernardo Yoneshigue, Júnior Moreira Bordalo e Milena Hildete para o Jornal da USP
outras reportagens do programa
Brasileiros sofrem riscos com a queda da cobertura vacinal
Falta de informações, divulgação das campanhas nacionais e negacionismo devem ser problemas enfrentados pelo próximo governo
Por Ellen Travassos
Vestida para vacinar: a história do Zé Gotinha contada por quem incorpora o personagem
Sônia Fernandes de Souza conta como a interpretação ajuda a conscientizar para a importância da imunização no Brasil Por Samara WobetoBolsonaro manteve apoio em cidades de SP com alta vacinação de Covid mesmo com discurso antivacina
Candidato não reeleito teve maioria dos votos em cidades com maior cobertura vacinal; para especialistas, postura contra ciência não impactou eleitores Por Guilherme GamaBlog Infovacina Trainee
equipe

Natália Flores
Jornalista de ciência com doutorado em Comunicação. É gerente de conteúdo da Bori, onde coordena a antecipação de estudos de Covid-19 e outros temas.

Moura Leite Netto
Jornalista, mestre e doutor em Ciências com ênfase em Oncologia, diretor da SENSU, repórter da Problemas Brasileiros e presidente da Rede ComCiência (2021-2023).

Raquel Ribeiro
É responsável pelo engajamento das comunidades de jornalistas da Agência Bori, como a rede InfoVacina.
mentores

Luís Felipe dos Santos
Trabalha como editor no Aos Fatos. Teve passagens como editor por GZH (três anos), Terra (seis anos) e Impedimento (seis anos). Já escreveu também para Piauí, Intercept Brasil, Superinteressante, Placar, Relvado, Puntero Izquierdo, Amanhã, Trivela.

Ana Bottallo
Bióloga, possui mestrado em zoologia e doutorado (em andamento) em paleontologia. Cobre ciência e saúde na Folha desde 2020. Vencedora do 1º prêmio InfoVacina de Jornalismo na categoria “Explicativo e Serviço” em 2022.

Fred Santana
Jornalista, fotógrafo e produtor de podcast. Criador e editor do site vocativo.com, que trabalha com notícias de conjuntura política, ciências e meio ambiente. Vencedor do 1º prêmio InfoVacina de Jornalismo na categoria "Checagem de fatos".

Maria Carolina Santos
Repórter do site investigativo Marco Zero Conteúdo, onde escreve sobre saúde, urbanismo e política. Trabalhou no Diário de Pernambuco e colaborou com o PorAqui, revista Continente, Correio Braziliense, UOL e Estado de Minas. É formada pela UFPE.

Luiza Caires
Jornalista e mestre em Comunicação pela USP, é editora de Ciências do Jornal da USP e faz divulgação científica independente nas redes sociais. É editora da newsletter sobre ciências Polígono, projeto do Núcleo Jornalismo com apoio do Instituto Serrapilheira.
Participantes
Quem somos
O InfoVacina Trainee marca o segundo ano do programa InfoVacina, desenvolvido pela Agência Bori, com apoio do Sabin Vaccine Institute. Em seu primeiro ano, o InfoVacina foi reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como exemplo de iniciativa inovadora ao lado de outras iniciativas globais sobre saúde e pandemia por terem se destacado na forma de explicar a ciência por trás da Covid-19 para suas audiências.
A Bori tem como missão aproximar a ciência das pessoas por meio do jornalismo. Por meio de uma curadoria de ciência especializada, a Bori antecipa pesquisas científicas inéditas para jornalistas do Brasil todo. A diversidade temática, distribuição regional e de gênero são alguns dos critérios usados no seu trabalho.
O Sabin Vaccine Institute carrega o legado do Dr. Albert B. Sabin, conhecido por criar a vacina da poliomielite e por renunciar à sua patente, garantindo o acesso e a proteção contra a doença para milhões de crianças em todo o mundo. O instituto apoia a pesquisa, o desenvolvimento e a difusão de informação sobre vacinas, com o objetivo de estender globalmente os benefícios da imunização.
Juntos, acreditamos no valor da informação de qualidade para garantir o êxito das campanhas de imunização e o acesso à saúde pública. Para tanto, facilitamos o contato entre jornalistas do presente e do futuro, com a proposta de estimular o jornalismo científico e a popularização da ciência.
Realização e patrocínio


Apoio institucional
