Conectando especialistas e jornalistas para o bem da informação
Conectando especialistas e jornalistas para o bem da informação
Conectando especialistas e jornalistas para o bem da informação
Conectando especialistas e jornalistas para o bem da informação
Conectando especialistas e jornalistas para o bem da informação
Previous
Next

A Rede InfoVacina é voltada a jornalistas que queiram descobrir e contar boas histórias sobre as vacinas de Covid-19 e a campanha de imunização. A ideia é formar uma comunidade de jornalistas atuantes na cobertura do tema, fomentando a troca de pautas e experiências e de informações confiáveis. 

Vamos oferecer as últimas atualizações sobre vacinas de Covid-19, em conversas com cientistas e especialistas de saúde renomados, e orientações para aprofundar pautas jornalísticas sobre o assunto. 

Como funciona

De outubro de 2021 a janeiro de 2022, o programa oferece aos jornalistas participantes:

Sessões quinzenais on-line

com especialistas em vacinas de Covid-19

Mentoria médica

para consultas sobre últimas atualizações

Mentoria de dados

para construção de pautas aprofundadas

As sessões quinzenais noturnas trarão especialistas renomados de diferentes áreas para comentar temas quentes da cobertura jornalística sobre vacinas. Esse será o momento do jornalista tirar suas dúvidas sobre imunização, saúde pública e vacinas, infectologia, novas variantes de Covid-19. As sessões on-line serão baseadas em perguntas dos participantes e os convidados falarão off the record

O Mentor Médico ficará disponível aos participantes da Rede InfoVacina para consultas sobre atualizações sobre imunizantes e a situação da pandemia. O Mentor de Dados vai ajudá-los a navegar em bases de dados públicas, extrair informações e gerar pautas a partir dessas informações. 

Ao fim do programa, em janeiro de 2022, as melhores reportagens produzidas pelos participantes da rede estarão automaticamente concorrendo ao Prêmio InfoVacina, com R$ 10 mil para os conteúdos de destaque.

 

A rede

Conheça quem já faz parte

Marcelo Soares

mentor de dados

Marcelo Soares dirige o estúdio de inteligência de dados Lagom Data, em São Paulo. É membro do Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos (ICIJ) e foi o primeiro editor de audiência e dados da Folha de S.Paulo. Lecionou na ESPM e na PUCRS.

Gustavo Cabral

mentor de saúde

Imunologista, PhD e pesquisador da USP, com pesquisas no desenvolvimento de vacinas contra a Covid-19. Tem pós-doutorado pela Universidade de Oxford, Inglaterra, e o Hospital Universitário de Berna, Suíça. É colunista do VivaBem UOL e guia do Team Halo da ONU.

Denise Garrett

consultora

Médica epidemiologista, é vice-presidente do Instituto Sabin de Vacina, Estados Unidos. Ela dirige uma equipe focada na geração de evidências epidemiológicas para informar a tomada de decisão sobre a vacina, otimizar o uso da vacina e aumentar o impacto da imunização.

Natália Flores

facilitadora

Jornalista de ciência com pHD em Comunicação. É gerente de conteúdo da Bori, onde coordena a antecipação de estudos de Covid-19 e outros temas. Tem passagem como pesquisadora pela UFPE, Paris-Sorbonne IV, UFSM e UFPel e Unicamp, onde colabora com o Labjor.

Maurício Moraes

facilitador

Jornalista com especialização em políticas públicas, foi repórter e editor da BBC Brasil - World Service, Folha de S.Paulo e Estadão. Tem mestrado em Gestão Pública pelo King’s College London. Trabalhou no governo e na indústria de tecnologia. É graduado pela Unesp.

Participantes

Yael Berman

Rio de Janeiro - RJ

Repórter de fact-checking na Agência France-Presse e criadora do projeto Vozes da Floresta, que oferece bolsas-reportagem e mentorias a jovens comunicadores indígenas.

Alessandra Leite

Manaus - AM

Amazonense, jornalista há 17 anos, com passagens pelos principais jornais de Manaus, além do Inpa, Fapeam e Secti-AM, e pós-graduação em Comunicação pela PUC-PR. Está no InfoVacina porque deseja ampliar seus conhecimentos sobre vacinas e contribuir para fazer um jornalismo embasado em fontes sérias.

Fabiana Schiavon

São Paulo - SP

Jornalista há 20 anos, passou pelas mais diversas editorias e se apaixonou por saúde durante a pandemia. Repórter da Veja Saúde, já passou pelos jornais Folha, Agora e pelos sites IG e Consultor Jurídico, além de assessorias de imprensa. Ama toda a forma de arte.

Bruna de Alencar

São Paulo - SP

Jornalista de saúde e bem-estar do portal G1 com passagem pelo Estadão e pela revista Época. Gosta de contar histórias e acredita que a informação e a ciência ajudam a salvar vidas.

Tatiana Farah

São Paulo - SP

Repórter de política há mais de 20 anos, com passagem por Folha, O Globo, BuzzFeed News e Veja. Já reportou muita coisa nesta vida, mas nunca perdeu a curiosidade e a paixão que a levou a virar jornalista.

Amanda Milléo

São Paulo - SP

Repórter de Saúde, já passou pela Gazeta do Povo e agora está na Agência de Notícias de Saúde do Hospital Israelita Albert Einstein. Mestre em Comunicação pela Universidade Federal do Paraná e pesquisadora do movimento antivacinas.

Pedro Marra

Brasília - DF

Repórter de cidades do Correio Braziliense desde janeiro deste ano tem passagem pelo Jornal de Brasília, onde escreveu para cidades e esportes. Também passou pela Agência do Rádio Brasileiro, atual Brasil 61, onde fez campanhas de conscientização sobre câncer de mama, combate ao mosquito da dengue e febre amarela para o Ministério da Saúde.

Marcel Hartmann

Porto Alegre - RS

Repórter multimídia de saúde no jornal Zero Hora, na Rádio Gaúcha e no site GZH (Grupo RBS), em Porto Alegre, desde 2017. Foi também trainee e repórter no Estadão, em São Paulo, além de bolsista do International Center for Journalists (ICFJ) e do Departamento de Estado dos Estados Unidos no jornal The Dallas Morning News, em Dallas, Texas.

Luís Felipe dos Santos

Porto Alegre - RS

Trabalha como editor no Aos Fatos. Teve passagens como editor por GZH (três anos), Terra (seis anos) e Impedimento (seis anos). Já escreveu também para Piauí, Intercept Brasil, Superinteressante, Placar, Relvado, Puntero Izquierdo, Amanhã, Trivela.

Fred Santana

Manaus - AM

Jornalista, fotógrafo e produtor de podcast. Trabalhou como repórter nos jornais A Crítica e Em Tempo, de Manaus, onde também foi subeditor de cidades. Criador e editor do site vocativo.com, que trabalha com notícias de conjuntura política, ciências e meio ambiente.

Ana Bottallo

São Paulo - SP

Bióloga, possui mestrado em zoologia e doutorado (em andamento) em paleontologia, com ênfase na origem e evolução de serpentes. É repórter de ciência e saúde na Folha de S.Paulo.

Karoline Caldeira

Belém - PA

Paraense, estudante de jornalismo e fã do Almodóvar. Estagiária com passagem por assessorias. Atualmente trabalha no Grupo O Liberal, nos jornais O Liberal, Jornal Amazônia e no portal O Liberal.com. Gosta de falar sobre ciência e evita escrever sobre emoções: prefere dados e evidências.

Mariana Hallal

São Paulo - SP

Jornalista formada pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Cursa MBA em Jornalismo de Dados no IDP. É repórter de dados no Estadão, onde também foi trainee e repórter na editoria Metrópole.

Victor Silva

Goiânia - GO

Jornalista investigativo freelancer, escreve sobre trabalhadores urbanos, extrema direita e saúde. Já publicou na Folha de São Paulo, Ponte Jornalismo e n’O Globo. Mistura etnografia com OSINT (open source intelligence) e jornalismo de dados.

Mônica Tarantino

São Paulo - SP

Paulistana, repórter do Medscape, já escreveu para veículos como Saúde! É Vital, CartaCapital, ISTOÉ, Brasileiros e projetos independentes.

Gabriela Custódio

Fortaleza - CE

Repórter de Cotidiano do Jornal O Povo, de Fortaleza (CE). Formada pela Universidade Federal do Ceará (UFC), é pós-graduanda em Jornalismo de Dados no Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP).

Maria Carolina Santos

Recife - PE

Repórter do site investigativo Marco Zero Conteúdo, onde escreve sobre saúde, urbanismo e política. Trabalhou no Diário de Pernambuco e colaborou com o PorAqui, revista Continente, Correio Braziliense, UOL e Estado de Minas. É formada pela UFPE.

Luiza Vidal

São Paulo - SP

Formada pela Universidade Metodista de São Paulo (2013), com MBA em Gestão de Saúde pelo Centro Universitário São Camilo (2021), é atualmente repórter de saúde do UOL VivaBem. Foi trainee de saúde da Folha de São Paulo e repórter do Portal da Band.

Gabriela Rangel

São Paulo - SP

Repórter da Rádio CBN há 10 anos, atua nas editorias de cidades e saúde. É formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Vive em São Paulo.

Gustavo Queiroz

São Paulo - SP

Repórter no Estadão, é graduado em Relações Internacionais pela UFPR. Colaborou para a Agência Lupa e revista Piauí (checagem de apuração). Coordenou projetos de monitoramento de dados com foco nos direitos de crianças e adolescentes.

Luiza Caires

São Paulo - SP

Jornalista e mestre em Comunicação pela USP, é editora de Ciências do Jornal da USP e faz divulgação científica independente nas redes sociais. É editora da newsletter sobre ciências Polígono, projeto do Núcleo Jornalismo com apoio do Instituto Serrapilheira.

Priscila Pacheco

São Paulo - SP

É repórter no Aos Fatos e fez parte da Agência Mural de Jornalismo das Periferias. É autora da HQ Minas da Várzea e coautora do livro “Unbias the news: why diversity matters for journalism”. Ganhou o prêmio ICFJ (International Center for Journalists).

Thiago Aquino

Maceió - AL

Jornalista formado pelo Centro Universitário Tirantes (Unit-AL), em 2017. Atualmente trabalha com checagem de informações da Agência Tatu. Já passou pela TV Pajuçara e pela Secretária da Comunicação de Maceió. Mantém o projeto @edemundau.

Anderson Santana

Afogados da Ingazeira - PE

Jornalista formado pela UFPE, com pós-graduação em marketing. Atua em assessoria de comunicação e repórter freelancer de veículos como UOL, Agência Pública, Jornal do Sertão e Para Onde Vamos (99).

Bruno Fonseca

São Paulo - SP

Repórter multimídia e editor na Agência Pública de Jornalismo, coordenou investigações de dados na cobertura da pandemia. Trabalha com infografia, dados, vídeos e animação. É graduado e mestre pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Quem somos

A Rede InfoVacina é um programa desenvolvido pela Agência Bori, com apoio do Sabin Vaccine Institute.

A Bori tem como missão aproximar a ciência das pessoas por meio do jornalismo. Por meio de uma curadoria de ciência especializada, a Bori antecipa pesquisas científicas inéditas para jornalistas do Brasil todo. A diversidade temática, distribuição regional e de gênero são alguns dos critérios usados no seu trabalho.

O Sabin Vaccine Institute carrega o legado do Dr. Albert B. Sabin, conhecido por criar a vacina da poliomielite e por renunciar à sua patente, garantindo o acesso e a proteção contra a doença para milhões de crianças em todo o mundo. O instituto apoia a pesquisa, o desenvolvimento e a difusão de informação sobre vacinas, com o objetivo de estender globalmente os benefícios da imunização.

Juntos, acreditamos no valor da informação de qualidade para garantir o êxito das campanhas de imunização e o acesso à saúde pública. Para tanto, facilitamos o contato entre jornalistas e fontes especializadas, fomentando novas pautas e a troca de experiências entre profissionais de diferentes regiões.

Realização e patrocínio

Apoio institucional