até 20/09/2021 2:00 am

Gigante pela própria natureza, até quando?

Em um planeta com quase oito bilhões de pessoas, o paradoxo entre desmatar florestas e conservar o ambiente deve ser equacionado. Não é novidade que as mudanças climáticas — causadas por um modelo de desenvolvimento que depende exclusivamente do capital econômico — põem em risco a segurança alimentar, hídrica e energética. O Brasil deve demonstrar…

até 06/09/2021 12:01 am

Amazônia: carta aberta a Boris Johnson

Com o desmatamento ainda em níveis recordes e as queimadas na Amazônia, uma coalizão de ONGs, grupos indígenas, cientistas e acadêmicos brasileiros e estrangeiros está instando o primeiro-ministro no Dia Mundial da Amazônia a agir sobre o desmatamento tropical. Eles enviaram no domingo(5) uma carta ao gabinete do primeiro ministro Boris Johnson dando orientações para…

até 11/08/2021 2:00 am

Geosmina na cidade do Rio tem relação com esgoto?

Em 2020 e 2021, a população do Rio de Janeiro recebeu água com forte cheiro e gosto, atribuídos a uma molécula chamada geosmina. Essa substância é produzida por microrganismos que têm seu crescimento favorecido quando há alta concentração de matéria orgânica na água, em geral associada à contaminação. No caso do Rio Guandu, que abastece…

Relatório IPCC: nota de David King (CCAG)

O relatório do IPCC de hoje é uma avaliação clara e inabalável da catástrofe que enfrentamos sem ação imediata, e aplaudo os cientistas envolvidos em seu trabalho vital. Devido às ações humanas, as mudanças climáticas já impactaram o ecossistema do nosso planeta, tanto que os pontos de inflexão estão sendo alcançados, e mudanças irreversíveis, iniciadas.…

até 26/07/2021 2:00 am

Para avançar na eliminação da hepatite C no Brasil, é preciso atualizar os bancos de dados sobre a doença

No próximo dia 28 de julho comemora-se o dia mundial de luta contra hepatites virais, dentre as quais se destaca a hepatite C, a mais grave e prevalente, conhecida por ser uma doença silenciosa. Por não apresentar sintomas, as pessoas passam anos sem conhecer seu diagnóstico. O Brasil destaca-se pela liderança mundial nas campanhas de…

até 21/07/2021 2:00 am

Boa ideia x oportunidade perdida: a Cúpula de Sistemas Alimentares da ONU

Já ao ser anunciada pelo Secretário Geral da Organização das Nações Unidas, no final de 2019, a Cúpula Mundial sobre Sistemas Alimentares, que acontece em setembro de 2021, gerou questionamentos por desconsiderar instâncias existentes e processos em andamento do próprio sistema da ONU. Considerando que os sistemas alimentares impactam direta ou indiretamente em todas as…

até 30/06/2021 2:00 am

O impacto da reforma administrativa nas mulheres

A nova proposta de reforma administrativa (PEC 32/2020) tem sido amplamente debatida na sociedade brasileira.  Além de ter o potencial de afetar negativamente a qualidade do serviço público prestado ao cidadão, ela pode aumentar as desigualdades dentro do funcionalismo público, principalmente relativas a gênero. O setor público reproduz tradicionalmente as dificuldades enfrentadas pelas mulheres no…