30 de junho de 2023 Salvar link Foto: Maksim Shutov / Unsplash

• Análise da coleção de entomologia da Reserva Natural Vale, em Linhares/ES, aponta existência de espécies de formigas nunca coletadas no Espírito Santo
  • Algumas espécies identificadas pelos pesquisadores estão ameaçadas de extinção
  • Registros inéditos demonstram a importância das coleções biológicas institucionais para se conhecer a fauna local

A diversidade de formigas do Espírito Santo é pouco conhecida pela ciência e um olhar bem de perto nas coleções entomológicas pode trazer muitas revelações aos estudiosos. Essa é a conclusão de estudo de pesquisadores do Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA) e Universidade Estadual de Ohio, Estados Unidos, publicado na sexta (30)  na revista “Sociobiology”.

Os pesquisadores Ricardo Vicente e Jorge Souza, do INMA, e a pesquisadora Lívia Prado, da Universidade Estadual de Ohio, analisaram a coleção de entomologia da Reserva Natural Vale, em Linhares/ES, e observaram que, entre os exemplares, havia espécies de insetos ainda não registradas para o Espírito Santo e ainda espécies ameaçadas. Ao todo, foram analisadas 143 formigas e identificadas 63 espécies. No material avaliado, foram encontradas espécies cuja organização em castas não era conhecida pelos pesquisadores, como a espécie de formiga Pheidole fimbriata. A organização em castas acontece com os chamados insetos sociais, que vivem em grupos com organização na divisão do trabalho, cooperação no período reprodutivo e participação coletiva nos cuidados com os ovos e os jovens, entre outras características.

“Em novembro de 2022, eu e Lívia ministramos um curso de coleções biológicas no INMA e, durante o curso, identificamos alguns exemplares de espécies em estado reprodutivo ainda não descritos. Concordamos na importância de divulgarmos os dados da coleção e discutimos, então, como iríamos estruturar o trabalho”, conta Vicente.

Os novos registros contribuem para o conhecimento da fauna capixaba e demonstram a importância das coleções biológicas institucionais. “No material analisado, há espécies ameaçadas pela mudança de paisagem da Mata Atlântica, como a espécie Dinoponera lucida, conhecida como formiga tocandira, e provavelmente suas formas aladas – como são chamados os insetos em fase reprodutiva, que ganham asas -, que ainda não foram descritas. Esses dados demonstram a importância da Reserva Natural Vale e o quanto a realização de estudos sistematizados nessa área pode contribuir para o conhecimento da biodiversidade capixaba”, destaca o pesquisador.

O pesquisador pretende seguir com os estudos a partir do material que integra a coleção da Reserva Natural Vale. Essas pesquisas fortalecem as coleções das instituições envolvidas, ampliam o entendimento de processos naturais na área de entomologia – especialidade da biologia que se dedica ao estudo de insetos – e oferecem subsídios para a implementação de políticas de conservação, além de promover a divulgação do conhecimento científico.

Publicado na Bori em 30/6/2023, 23:45 – Atualizado em 4/7/2023, 10:05