Foto: Will Francis / Unsplash
Publicado na Bori em 18/6/2024, 9:33 – Atualizado em 21/6/2024, 9:56

Diante dos desafios de sustentabilidade financeira que organizações de mídia enfrentam no Brasil e no mundo, entidades jornalísticas e filantrópicas anunciaram a proposta de criação de um fundo independente para o jornalismo brasileiro. A Bori é entusiasta dessa iniciativa e, por isso, está incentivando os jornalistas da nossa comunidade a responder a consulta que busca mapear as demandas do campo jornalístico.

O fundo pretende irradiar recursos de forma estratégica e ágil para organizações de mídia em todo o país, promovendo uma maior equidade de acesso a recursos. Inicialmente articulada pela Ajor (Associação de Jornalismo Digital), a criação do fundo tem como objetivo fortalecer a mídia comprometida com a pluralidade, diversidade e interesse público.

Os critérios de composição do fundo serão definidos a partir de consultas. A primeira delas quer entender o que pensam jornalistas, membros de organizações e associações jornalísticas sobre o campo jornalístico e sobre suas prioridades de financiamento. Jornalistas que quiserem participar dessa etapa importante podem responder ao questionário, cujo link foi enviado para a nossa comunidade de jornalistas por e-mail.

O Fundo será composto por recursos doados por fundações como o International Fund for Public Interest Media (IFPIM), Ford Foundation, Oak Foundation, Luminate e Open Society Foundations (OSF). Futuramente, o fundo estará aberto a outras oportunidades de financiamento. O lançamento está previsto para o segundo semestre de 2024.

Para mais informações, entre em contato: fundodejornalismo@gmail.com