Publicado na Bori em 10/5/2021, 16:32 – Atualizado em 11/5/2021, 12:04

A Agência Bori terminou na sexta (7) a aceleração do Startup Lab da Google News Initiative, programa de imersão para empreendedores comprometidos com o desenvolvimento de novos produtos inovadores que ofereçam jornalismo de qualidade.

O programa teve 20 semanas de duração com workshops sobre temas como estratégia, produto, modelos de negócio, vendas, marketing, construção de comunidade e levantamento de fundos, além de sessões com especialistas do Google e do Insper. A Bori também recebeu mentoria semanal durante todo o programa com especialistas do Echos — parceiro do Google na iniciativa.

Esse tipo de formação é muito importante, já que a Bori depende de aportes, de doações e de parcerias para operar. No seu segundo ano de operação, a agência conta com apoio do Instituto Serrapilheira e do Instituto Ibirapitanga, além de parceria com o Sabin Institute, com a FGV EAESP e com a WWF. Agora, estamos atrás de novos apoiadores, por exemplo, para a criação de novas áreas da Bori com ações específicas de disseminação científica e de treinamentos de cientistas e de jornalistas em temas específicos como mudanças climáticas.

Nesta primeira edição, dez startups de jornalismo participaram do Startup Lab da Google News Initiative: Agência Bori, Agência Tatu de Jornalismo de Dados, Alma Preta, AzMina, Galápagos Newsmaking, MyNews,  Ponte Jornalismo, São Paulo para Crianças, Núcleo Jornalismo e Fervura — as duas últimas são parceiras da Bori (leia aqui).

As startups também receberam apoio financeiro de US$ 20 mil do Google por iniciativa para que viabilizem parte do seu desenvolvimento.

De acordo com os organizadores do programa, a Bori foi escolhida para a aceleração entre centenas de inscritos por um júri composto por membros das entidades parceiras da Google News Initiative porque tem uma proposta de valor à sociedade clara e bem definida, equipe qualificada, viabilidade de execução, contribui para a diversidade e tem uma política de ética corporativa bem definida.

O Startup Lab da Google News Initiative foi concluído com um pitch para potenciais apoiadores em um Demo Day. Em breve, a campanha da Bori apresentada no âmbito do programa estará nas nossas redes. Acompanhe!