Publicado na Bori em 2/9/2020, 14:08

 

A Agência Bori foi indicada em agosto, por meio de suas coordenadoras Ana Paula Morales e Sabine Righetti, ao prêmio global Breakthrough of The Year da Fundação Falling Walls.

O prêmio é destinado a iniciativas transformadoras de ciência de todo o mundo em áreas como ciências da vida, física, engenharia e tecnologia e humanidades. Estamos concorrendo na categoria que avalia ações mundiais que promovam o engajamento em ciências (Science Engagement Initiatives — Falling Walls Engage). Neste grupo, serão escolhidas as iniciativas que tenham resultados mensuráveis de impacto na sua região de atuação.

A Bori foi indicada porque quebra os muros entre ciência e sociedade no Brasil ao aproximar, de maneira inédita, a informação científica de excelência produzida no país e os cientistas da imprensa. Em apenas seis meses, a plataforma já conta com mais de 1.200 jornalistas ativos de todo o país e antecipou à imprensa mais de 110 estudos científicos de instituições de pesquisa brasileiras — alguns deles com mais de 70 menções na imprensa.

No contexto da pandemia, a Bori também disponibilizou um banco de mais de 400 cientistas brasileiros que estão atendendo jornalistas sobre Covid-19 em todas as áreas do conhecimento — atualizado diariamente conforme a demanda da imprensa. Os jornalistas cadastrados também contam com material de apoio para cobertura de Covid-19 (como webinars com especialistas para tirar dúvidas) e com atualização diária dos estudos sobre o novo coronavírus publicados pelas instituições científicas do país.

Na próxima etapa do prêmio global Breakthrough of The Year, serão anunciados os finalistas em cada uma das dez categorias. A premiação acontece de maneira remota de 4 a 8 de novembro — semana de celebração da queda do muro de Berlim (que aconteceu em 9 de novembro de 1989).

Falling Walls

A Falling Walls é uma fundação renomada da Alemanha que incentiva e premia ações inovadoras e empreendedoras globais que “quebrem muros” na ciência. A organização tem apoio do Ministério da Educação da Alemanha e de empresas como Google, Elsevier, Bayer e Basf.

Estamos muito felizes com a indicação! E aproveitamos o post para agradecer nossos apoiadores e parceiros Serrapilheira, Fapesp, SciELO, Labjor-Unicamp e Data Volt Lab, todos os cientistas que têm se engajado na divulgação de suas pesquisas na imprensa e os jornalistas que já fazem parte da nossa rede!