Publicado na Bori em 6/4/2023, 16:57

A Agência Bori atuará junto ao Instituto Mancala na capacitação de cientistas negros e indígenas, na segunda edição do projeto Mukengi (lê-se: muquêngui). A ideia é que a Bori assuma um módulo de treinamento de mídia do programa de aperfeiçoamento, que visa capacitar pesquisadores a realizar estudos direcionados a soluções de problemas ligados à fome e insegurança alimentar de suas comunidades.

O treinamento da Bori incluirá aulas teóricas sobre o funcionamento da imprensa e do jornalista, os caminhos para divulgar pesquisas na imprensa, e dinâmicas práticas que incentivem o pesquisador a identificar estudos com potencial jornalístico de divulgação e a conduzir de forma estratégica entrevistas para jornalistas de diferentes veículos de comunicação, como rádio e televisão. 

“Um dos focos da Bori é enfatizar a diversidade da ciência nacional. Estamos realmente muito felizes com essa parceria com o Instituto Mancala e a oportunidade de capacitar pesquisadores negros e indígenas para comunicar a relevância de seus trabalhos para a imprensa, ampliando o impacto social de suas pesquisas”, diz Ana Paula Morales, co-fundadora e diretora da Agência Bori.

Apoiado pelo Instituto Serrapilheira, o programa Mukengi pretende capacitar 30 pesquisadores para realizar pesquisas direcionadas a suas comunidades. Ele está dividido em um ciclo de capacitação inicial, com três meses de duração; e um ciclo de atividade prática de extensão acadêmica, que vai durar seis meses. A primeira etapa, teórica, começa em 6 de maio e terá 12 encontros sobre C&T como principal ferramenta de transformação.  

Para se candidatar a uma vaga no curso, é preciso estar cursando ou ter cursado mestrado e/ou doutorado nas áreas de exatas, ciências da vida e áreas da saúde. Apresentar o diploma de formação e o Currículo Lattes atualizado, ser negro(a) ou indígena e ter interesse em trabalhar com o tema proposto. As inscrições estão abertas até 12 de abril e podem ser realizadas pelo formulário.