Publicado na Bori em 12/8/2022, 13:32

A campanha #CiênciaNasEleições alusiva ao Mês da Ciência, incentivou cientistas a ocuparem colunas em veículos de comunicação de todo o Brasil para falar sobre as contribuições da ciência nas políticas públicas. Ao todo, foram publicados 112 artigos em mais de 20 veículos de 11 estados brasileiros. A Bori mobilizou suas comunidades de cientistas e veículos de mídia para trazer diversidade regional à iniciativa, liderada pelo Instituto Serrapilheira.

Além dos veículos de mídia do Sudeste, como O Globo, Folha de S. Paulo, Nexo Jornal e UOL, tivemos artigos publicados em jornais do Nordeste, como A Tarde (BA), Correio (BA), O Povo (CE), Diário do Nordeste (CE), Tribuna do Norte (RN), Marco Zero Conteúdo (PE); do Norte, como O Liberal (PA), Vocativo (AM) e A Crítica (AM); do Centro-Oeste, como O Popular (GO), Estadão do Mato Grosso (MT) e Correio Braziliense (DF) e do Sul, como GZH (RS), Jornal do Comércio (RS), Gazeta do Povo (PR).

Diversidade também foi uma marca na seleção dos cientistas que colaboraram na iniciativa. Contamos com textos de 12 mulheres e 5 homens de áreas de pesquisa como ecologia, oceanografia, paleontologia, administração, epidemiologia e nutrição. Eles abordaram temáticas como políticas públicas contra a insegurança alimentar, ações necessárias do poder público diante de emergências de saúde, a importância estratégica da Amazônia para a sociobiodiversidade brasileira e a importância do investimento em ciência para o desenvolvimento do país.

A Bori buscou incentivar o intercâmbio regional de cientistas e veículos. Por exemplo, Michelle Jacob, professora do Departamento de Nutrição da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, escreveu sobre estratégias de combate à fome para o jornal O Popular de Goiás. Daniel-Martins-de-Souza, coordenador do Laboratório de Neuroproteômica da Universidade Estadual de Campinas, refletiu sobre as contribuições da ciência básica para o conhecimento em artigo publicado no jornal A Tarde, da Bahia.

Por outro lado, também incentivamos a valorização de cientistas em suas próprias regiões de atuação. Por exemplo, Joice Ferreira, pesquisadora da Embrapa Amazônia Oriental, colaborou para a campanha com texto sobre as soluções para a crise ambiental que vêm da Amazônia, publicado no portal Liberal Amazon, do jornal O Liberal, do Pará. Olga Alcântara Barros, pesquisadora da Universidade Regional do Cariri, escreveu para o jornal O Povo, do Ceará, sobre seu trabalho como paleontóloga na região.

 

Confira a lista completa dos artigos