Publicado na Bori em 8/7/2020, 18:08

O Instituto Serrapilheira e a Bori estão convidando cientistas e divulgadores a movimentar as redes sociais com a hashtag #CientistaTrabalhando no Dia Nacional da Ciência, comemorado em 8 de julho — data da criação da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência). O objetivo da iniciativa é mostrar os bastidores do processo científico, desmistificar a figura do cientista e explicar como a ciência é feita.

Isso porque a ciência assumiu um protagonismo inédito por conta da Covid-19 — e escancarou a nossa dificuldade em compreender o processo científico, como ele funciona, quanto tempo leva, os recursos que demanda. Muitos estudos sobre o novo coronavírus são divulgados e, na sequência, refutados por novos trabalhos. A ciência é assim: passa por várias etapas de revisão e validação. Precisamos falar sobre esse processo científico e não apenas sobre os resultados das pesquisas acadêmicas como imagens fotográficas pontuais.

Ocupação

Dentro desse movimento, o Serrapilheira e a Bori também coordenam uma “ocupação” de colunas na imprensa: autores vão ceder seus espaços, ao longo do mês de julho, para abordar temas relacionados ao processo científico com textos escritos por eles próprios e por cientistas convidados. Um artigo publicado neste dia 8 de julho no jornal Folha de S.Paulo pelas duas organizações explica mais sobre a iniciativa.

Participe da campanha! Compartilhe a hashtag #CientistaTrabalhando, espalhe colunas de jornais ocupadas com textos sobre processo científico. Quanto mais entendermos como a ciência funciona, mas a sociedade sairá ganhando!