Publicado na Bori em 12/5/2023, 11:05

Pesquisadores brasileiros, em geral, não recebem formação em comunicação com a imprensa. Por isso, poucos sabem como agir quando surge uma demanda de entrevista por parte de jornalistas. Esse foi o mote da oficina de mídia “Como falar com jornalistas?”, realizada pela Agência Bori à convite da rede SciELO, no dia 10 de maio. O seminário faz parte dos eventos de comemoração de 25 anos da SciELO, importante parceira institucional da Bori.

Mais de 100 pesquisadores de todo o Brasil acompanharam a oficina on-line, conduzida pela co-fundadora e diretora executiva da Bori, Ana Paula Morales, e a gerente de conteúdo, Natália Flores. Elas trouxeram dicas de como construir uma relação mais amistosa e eficiente com jornalistas na divulgação de pesquisas para a imprensa. 

“O treinamento de pesquisadores para falar com a imprensa é essencial para ampliar a visibilidade dos periódicos científicos editados no Brasil para a imprensa nacional e, assim, para a sociedade como um todo”, enfatiza Ana Paula Morales. Desde 2021, a Bori já capacitou mais 250 pesquisadores em comunicação com a mídia. 

“Aprender a falar a mesma língua do jornalista não é trivial. Exige prática e conhecimento”, analisa Natália Flores. A oficina condensa o conteúdo dos treinamentos de mídia da Bori para pesquisadores e cientistas – que são oferecidos gratuitamente para cientistas do banco de fontes ou contratados por grupos de pesquisa, departamentos e universidades. “Além deste conteúdo, nas capacitações, fazemos simulações de entrevistas e outras dinâmicas práticas”, comenta a gerente de conteúdo da Bori.

 A série de eventos comemorativos dos 25 anos da SciELO, biblioteca eletrônica com cerca de 300 revistas científicas editadas no Brasil, culminará na Conferência Internacional SciELO 25 anos, em setembro, em São Paulo. A gravação da oficina e os slides de apresentação estão disponíveis na página do seminário.