Publicado na Bori em 7/10/2023, 15:05 – Atualizado em 16/10/2023, 15:33

Cerca de 20 jornalistas de todas as regiões do Brasil, de veículos como Agência Brasil, UOL, Globo Rural, Vocativo.com e Deutsche Welle, participaram do workshop de lançamento do Projeto Genômica da Biodiversidade Brasileira (GBB). No evento virtual e gratuito realizado pela Bori em 5 de outubro, os profissionais da imprensa tiveram a chance de conhecer a iniciativa inédita de mapeamento de dados genéticos em grande escala, a partir de conversa com pesquisadores envolvidos no projeto do Instituto Tecnológico Vale (ITV) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Os jornalistas conheceram em primeira mão o site da iniciativa, que receberá investimentos de 25 milhões de dólares até 2027 para ampliar a identificação de espécies em Unidades de Conservação brasileiras. Além de embasarem a atuação dos técnicos do ICMBio na conservação da fauna e flora, as informações geradas pela parceria terão potencial de estimular a bioeconomia através do conhecimento sobre espécies estratégicas da cultura alimentar brasileira.

No workshop, os participantes conversaram com Guilherme Oliveira, diretor científico do Instituto Tecnológico Vale; Amely Martins, coordenadora técnica do projeto no ICMBio; Thomas Christensen, membro do comitê gestor do GBB no ICMBio; Alexandre Aleixo, líder do grupo de genômica ambiental do ITV e coordenador do projeto; e Joanna Martins, empreendedora e CEO da Manioca, empresa que produz ingredientes culinários a partir da biodiversidade amazônica. As contribuições do projeto para políticas públicas e para o setor produtivo, o processo de definição das espécies de interesse e os aportes envolvidos foram temas de perguntas dos jornalistas aos palestrantes.