- Este evento já passou.
Workshop sobre oceano discute pautas urgentes com jornalistas
4 de junho – 10:00-11:30
Estamos na Década do Oceano, momento de definir ações prioritárias para conservação da vida marinha. A agenda, proposta pela Organização das Nações Unidas até 2030, destaca as contribuições que a ciência pode trazer para reduzir o impacto humano sobre os ambientes aquáticos.
O cuidado com o oceano passa por solucionar problemas diversos e muitas vezes invisíveis, que vão desde a poluição por plásticos até a pesca predatória. Passa, também, pela proposta de modos de produção mais sustentáveis que respeitam os limites dos ecossistemas costeiros e marinhos, o que especialistas chamam de economia azul. Afinal, o oceano limpo e saudável pode contribuir para a segurança alimentar das pessoas e para a regulação do clima no planeta através da captura de carbono, por exemplo.
Pensando na relevância desta pauta para jornalistas de todas as editorias e veículos de comunicação, a Bori e a Rede Ressoa Oceano realizam o workshop “Proteção do oceano: desafios globais e pautas urgentes”, exclusivo para jornalistas, no dia 4 de junho (terça), das 10h às 11h30 (horário de Brasília).
No encontro online e gratuito, especialistas trarão perspectivas sobre desafios a serem enfrentados na proteção dos oceanos — e iniciativas no âmbito local e global que deverão ter atenção da imprensa nos próximos anos. Participam da atividade Alexander Turra, coordenador da Cátedra UNESCO para a Sustentabilidade do Oceano, e Patrícia Miranda Menezes, cofundadora da Rede ODS Brasil.
As inscrições podem ser realizadas até o dia 3 de junho pelo formulário. Poderão participar jornalistas cadastrados na Bori.
O quê?
Workshop “Proteção do oceano: desafios globais e pautas urgentes”
Quando?
4 de junho, terça-feira, das 10h às 11h30 (horário de Brasília)
Inscrições até 3/06
Quem são os convidados
Alexander Turra: Professor titular do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (IO/USP) e coordenador da Cátedra UNESCO para a Sustentabilidade do Oceano. É biólogo com mestrado e doutorado em Ecologia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Trabalha com temas como governança, manejo integrado e conservação marinha, impacto ambiental marinho, mudanças climáticas, lixo nos mares e estrutura e funcionamento de ecossistemas marinhos.
Patrícia Miranda Menezes: Cofundadora da Rede ODS Brasil e servidora pública da Prefeitura de Barcarena (PA). Trabalha com a institucionalização das Agendas Globais (Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, Agenda 2030) e protocolos relacionados (Nova Agenda Urbana, Marco de Sendai, Acordo de Paris). Psicóloga e mestra em Ensino de Ciências Ambientais pela Universidade de Brasília (UnB).