9 de maio de 2025 Foto: Taras Chernus / Unsplash
AlimentosBiscoito recheado pode tirar até 39 minutos de vida por porção, mostra estudo sobre dieta dos brasileiros
Índice variou de -39,69 minutos para biscoitos recheados a +17,22 minutos para o consumo de peixes de água doce

Highlights

  • Estudo da USP e parceiros estimou o impacto positivo ou negativo dos 33 alimentos mais populares no Brasil para a saúde e o meio ambiente
  • Os alimentos com maiores benefícios à saúde e menores impactos ambientais foram os in natura, com destaque para a banana e o feijão
  • Carne vermelha e ultraprocessados como biscoitos recheados e margarina estão mais associados à perda de minutos de vida saudável e à elevada emissão de gases de efeito estufa

O consumo de biscoitos recheados, popular produto ultraprocessado a que muitos brasileiros recorrem para refeições rápidas, está associado à perda média de 39 minutos de vida por porção. O dado integra uma avaliação inédita de impacto combinado para a saúde humana e a sustentabilidade dos principais alimentos consumidos no país. O estudo foi publicado na sexta-feira (9) na revista científica International Journal of Environmental Research and Public Health por pesquisadores das universidades de São Paulo (USP), do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Técnica da Dinamarca (DTU).

A pesquisa analisou os 33 alimentos que mais contribuem para a ingestão energética dos brasileiros usando o Índice Nutricional de Saúde (HENI), pontuação que estima minutos de vida ganhos ou perdidos conforme as características nutricionais dos itens. Além disso, os cientistas calcularam o impacto ambiental das porções em emissão de gases de efeito estufa (CO₂ equivalente) e volume de água utilizado.

O Índice Nutricional de Saúde médio no Brasil, segundo a pesquisa, foi de -5,89 minutos, variando de -39,69 minutos para biscoitos recheados a +17,22 minutos para o consumo de peixes de água doce. Entre os piores colocados, também estão a carne suína (−36,09 minutos), margarina com ou sem sal (−24,76 minutos), carne bovina (-21,86 min) e biscoitos salgados (-19,48 min). Por outro lado, alimentos in natura, principalmente banana (+8,08 minutos) e feijão (+6,53 minutos) mostraram bom desempenho tanto para a saúde quanto para o planeta.

Quando o assunto é sustentabilidade, a pizza de mussarela se destaca negativamente com o uso de mais de 306 litros de água para uma porção média de 280 gramas. A carne bovina, além do impacto negativo para a saúde, emite mais de 16 kg de CO₂ equivalente por porção, enquanto a banana tem emissão de apenas 0,1 kg de CO₂ equivalente e usa 14,8 litros de água por porção.

O levantamento avaliou o consumo dos alimentos em quatro agrupamentos regionais. Em comum entre as regiões brasileiras, está a dieta centrada em arroz, feijão, carnes bovina, suína e de frango. De forma geral, os pesquisadores também identificaram monotonia alimentar e consumo reduzido de alimentos nativos e biodiversos — essenciais para melhorar tanto a nutrição quanto a sustentabilidade.

Porém, o artigo identifica as piores médias do índice nos dois agrupamentos regionais que correspondem ao Nordeste e a parte da região Norte. Nessas regiões, a variação foi de -61,15 minutos para o consumo de carne seca até +41,43 minutos para o consumo de açaí com granola. “Esses achados reforçam que a melhoria dos sistemas alimentares exige ações que vão além da promoção de informações sobre escolhas saudáveis e sustentáveis – é necessário garantir acesso real, contínuo e economicamente viável a esses alimentos, especialmente para populações em situação de vulnerabilidade”, comenta Marhya Júlia Silva Leite, uma das autoras do artigo, sobre os desafios de avaliar conjuntamente as dimensões nutricional, ambiental, cultural e econômica da alimentação brasileira.

A autora ressalta que os números presentes não devem ser interpretados como medidas exatas, mas apenas como estimativas comparativas do impacto relativo dos alimentos mais consumidos pelos brasileiros.

Para a pesquisadora, o estudo pode contribuir para iniciativas que promovam a agricultura familiar, especialmente em relação à produção de alimentos in natura e minimamente processados, como frutas, feijões e legumes. “Políticas que incentivem a produção local e diversificada e o acesso a alimentos saudáveis podem ser orientadas por esses achados, promovendo sistemas alimentares mais resilientes, justos e sustentáveis. Também é uma oportunidade para valorizar a sociobiodiversidade brasileira, com estímulo ao cultivo e consumo de alimentos nativos que hoje são pouco explorados e consumidos em algumas regiões”, finaliza Leite.

Termos de uso

Todos os releases sobre as pesquisas nacionais já publicados na área aberta da Bori (e que, portanto, não estão sob embargo) podem ser reproduzidos na íntegra pela imprensa, desde que não sofram alterações de conteúdo e que a fonte Agência Bori seja mencionada.

Veja como citar a BORI quando for publicar este artigo:

Fonte: Agência Bori


Ao usar as informações da Bori você concorda com nossos termos de uso.

Publicado na Bori em 9/5/2025, 23:45