Publicado na Bori em 3/2/2023, 10:20

Por Fernanda Andrade*

Cada vez mais, a ciência enxerga a divulgação científica como uma aliada na produção científica – e a Bori participa ativamente desse processo. É o que mostra o capítulo “Divulgação da Ciência”, da mais nova edição do e-book “Desafios e perspectivas da editoria científica – memórias críticas do ABEC Meeting Live 2021”. A publicação é um compilado de artigos sobre as principais discussões levantadas no ABEC Meeting Live 2021, evento organizado pela Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC) e do qual a Bori participou.

No capítulo, a pesquisadora e membro da diretoria da ABEC, Germana Barata, fala sobre a expansão do jornalismo científico no Brasil e o papel da Bori como articuladora das relações entre ciência e imprensa nesse processo. Retomando a palestra feita no evento por Sabine Righetti, co-fundadora da Bori, Germana comenta a trajetória da agência, desde o contexto de sua criação até as mais recentes adaptações e desafios enfrentados frente às demandas da comunicação científica no país.

A autora também aponta para o potencial da agência em transformar a cultura científica do país, ao tratar dos avanços, conquistas e métodos – que recentemente viraram publicação científica – utilizados pela Bori, além de explicar a diversidade de serviços oferecidos aos usuários. Também há destaque para as parcerias: a ABEC, por exemplo, é uma das parceiras da Bori, disponibilizando à agência artigos publicados em revistas associadas, assim como a SciELO.

O capítulo traz, ainda, análises das palestras de Fabrício Marques, repórter da Pesquisa FAPESP, e Carla Pavanelli, editora da Neotropical Ichthyology – ambas as revistas parceiras da Bori. A publicação está disponível de forma eletrônica e pode ser acessada gratuitamente no site da ABEC.

 

*Assistente de pesquisa na Bori, bacharel em biologia e mestranda em Divulgação Científica e Cultural no Labjor-Unicamp