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Publicado na Bori em 26/1/2023, 10:28 – Atualizado em 31/1/2023, 15:21

Por Fernanda Andrade*

Chamar a atenção do jornalista para a cobertura de pautas científicas é um desafio para assessores de imprensa de universidades e instituições de pesquisa. Para facilitar esse processo, a Agência Bori explica seu modelo de texto inédito criado para divulgar e explicar estudos científicos à imprensa cadastrada, em artigo científico recente publicado na Revista Brasileira de Ciências da Comunicação – RBCC, da Intercom (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação).

O modelo de texto da Bori combina elementos de assessoria de imprensa e de jornalismo ao explicar as pesquisas brasileiras antecipadas à imprensa, com objetivo de informar o público geral e, também, de pautar a imprensa. Para isso, responde a cinco perguntas essenciais: Qual o principal achado da pesquisa? Como a pesquisa foi feita? Como os resultados mudam a vida das pessoas? Como os resultados mudam o que já se sabia na área do conhecimento? O que acontece agora diante dos resultados/conclusões?

O texto “Divulgação científica para a imprensa: o modelo híbrido dos textos da Agência Bori com base em cinco perguntas essenciais” é assinado por parte da equipe da Bori: as co-fundadoras Sabine Righetti e Ana Paula Morales, a gerente de conteúdo Natália Flores e a pesquisadora de iniciação científica Fernanda Andrade. A pesquisa está disponível em acesso livre e pode ser acessada em português e em inglês. A RBDC é indexada na SciELO.

O artigo também aponta para a boa aceitação do modelo no meio jornalístico, a partir de análises de repercussão na imprensa, e a possibilidade de adoção do modelo por assessorias de imprensa e divulgadores científicos. Os próximos passos da pesquisa são analisar e entender mais a fundo os impactos do modelo na imprensa.

 

 

*Assistente de pesquisa na Bori, bacharel em biologia e mestranda em Divulgação Científica e Cultural no Labjor-Unicamp