Publicado na Bori em 4/11/2020, 11:54 – Atualizado em 4/11/2020, 20:09

A Agência Bori e o Instituto Questão de Ciência (IQC) promovem quinta (5) e sábado (7) o seu primeiro curso de imersão em vacinas para jornalistas. Com apoio do Sabin Vaccine Institute, o curso NOTICIANDO SOBRE VACINAS pretende apoiar a cobertura jornalística sobre a corrida pela descoberta e aprovação da vacina da Covid-19 e incentivar jornalistas a se aprofundarem no tema.

Ao todo, 52 jornalistas de veículos de comunicação de todas as regiões do país foram selecionados para participar da primeira turma do curso e terão acesso às aulas de oito especialistas da saúde sobre a ciência da vacina. Como funcionam as vacinas, quais os tipos de tecnologia para sua produção, o que são testes clínicos e como é possível avaliar a segurança, eficácia e eficiência das vacinas serão alguns dos temas abordados nas aulas.

Além do material de apoio enviado aos participantes por correio, a ação prevê a publicação de conteúdo multimídia no site após a realização do curso para acesso aberto do público geral. Vídeos, textos informativos e um manual para jornalistas sobre a cobertura de vacinas serão alguns dos materiais disponíveis no site. 

 

Perfil dos jornalistas participantes do curso

A escolha dos jornalistas participantes seguiu critérios de distribuição geográfica e representatividade de gênero. Metade dos jornalistas do curso são da região Sudeste, a maioria de São Paulo; 14% são do Sul, 12% do Centro-Oeste, 14% da região Nordeste e 10% do Norte. As percentagens são significativas se compararmos aos dados do I’max, base que reúne o cadastro de jornalistas atuantes em redação em todo o país: 55,5% estão no Sudeste, 17,2% no Sul, 12% no Centro-Oeste, 15% no Nordeste e 4,1% no Norte. 

As mulheres são a maioria dos selecionados (36), reiterando o compromisso da Bori e parceiras com a equidade de gênero. Os jornalistas são de veículos como o Estadão, Folha, O Globo, O Povo, Correio Braziliense, Agência Brasil, Huffpost Brasil, Nexo, Jornal Tribuna do Norte, Diário de Santa Maria, Zero Hora, Agência Tatu, Jornal do Commercio, Brasil de Fato Bahia, Site Amazonas Atual, Gazeta do Povo, jornal A Crítica, de Manaus, El País e BBC. 

A diversidade de veículos (principalmente jornais, sites e revistas) faz do curso um espaço interessante de troca de experiências sobre cobertura da Covid-19. Além disso, a Bori e o IQC pretendem criar canais de comunicação com a primeira turma de jornalistas para troca de informações pós-curso. A ideia é que essa interação sirva como um espaço de formação contínua para os jornalistas.