A disseminação de pesquisas à imprensa pode fazer o trabalho científico gerar impacto para além da academia — e a gente tem uma história interessante para contar nesse sentido. Um estudo da Universidade Estadual Paulista (Unesp), divulgado pela Bori de maneira explicada e antecipada para jornalistas de todo o país, está entre os 5% mais citados no Altmetric. Trata-se da principal ferramenta usada para medir o impacto das pesquisas acadêmicas nas redes.
O artigo “Video Assessment to Detect Amyotrophic Lateral Sclerosis” foi publicado na revista “Digital Biomarkers” da editora científica Karger. A partir de vídeos com uma variedade de expressões faciais, cientistas desenvolveram uma ferramenta capaz de identificar sinais precoces da esclerose lateral amiotrófica (ELA) – doença degenerativa do sistema nervoso que acometia o físico britânico Stephen Hawking. Isso é importante porque o diagnóstico precoce permite um tratamento mais eficaz da doença.
Após a divulgação pela Bori, alcançou a oitava posição de artigos científicos da publicação com maior pontuação no Altmetric. Isso significa que o artigo teve uma ampla circulação em veículos de comunicação, redes sociais e outras plataformas — graças à divulgação via Agência Bori. Assim, o conhecimento científico trazido neste trabalho está circulando de maneira significativa além da academia e sendo debatido diretamente pela sociedade.
O trabalho teve cerca de 60 repercussões na imprensa brasileira, saindo em veículos de amplo alcance nacional, como CNN e Estadão. Também foi publicado em veículos de relevância regional de todas as regiões do país como O Liberal (PA), A Crítica (MS), O Dia (RJ), GZH (RS) e Caderno Baiano (BA).
Esse é o quarto estudo científico disseminado à imprensa pela Bori no âmbito da parceria com a editora científica Karger. Ela permite à nossa equipe acessar artigos científicos em vias de publicação de pesquisadores brasileiros de diversas revistas do portfólio da editora e selecioná-los para divulgação à imprensa. Editoras científicas que desejarem fazer parte da comunidade da Bori podem entrar em contato pelo e-mail [email protected].