Publicado na Bori em 18/7/2023, 15:30 – Atualizado em 11/12/2023, 19:40

Tornar o conhecimento científico acessível para a população tem sido uma demanda cada vez mais recorrente das revistas científicas. Nesse sentido, a Bori firmou uma parceria para ampliar a visibilidade dos conteúdos científicos da editora científica Karger, a partir da disseminação de artigos de suas revistas científicas para jornalistas.

Essa é a primeira parceria da Bori com um publisher internacional focada na divulgação de artigos. A partir de agosto, a agência começa a monitorar, semanalmente, os periódicos da Karger para antecipar aos jornalistas cadastrados artigos científicos de cientistas brasileiros que tenham relevância jornalística. Após a seleção, a Bori produz um texto explicativo sobre o estudo e o disponibiliza, com o contato do porta-voz, para a imprensa cadastrada, sob embargo jornalístico de alguns dias. Isso já é feito com periódicos indexados na SciELO e ligados à ABEC.

O sistema de disseminação via embargo jornalístico é utilizado por publishers internacionais – e garante que o artigo seja divulgado por diversos veículos de comunicação no mesmo dia em que é publicado na revista científica. O estudo se torna atrativo para os jornalistas justamente por ser inédito, um dos critérios usados pela imprensa na procura de pautas.

Com a parceria, a Karger amplia a sua visibilidade na imprensa brasileira – já que o conteúdo disseminado pela Bori tem potencial de ser acessado e divulgado por mais de 2,7 mil jornalistas do Brasil todo. Além de darem subsídio para a produção de matérias jornalísticas autorais, os textos explicativos da Bori são reproduzidos, em média, por 24 veículos de comunicação com diferentes tipos de público, como Folha de S. Paulo, Estadão, Folha de Pernambuco, GZH, Agência Brasil e outros.

O portfólio da Karger inclui 95 revistas científicas de áreas como Saúde Pública, Oncologia e Genética. “A parceria com a Karger irá ampliar o escopo da Bori de monitoramento de artigos científicos produzidos por cientistas brasileiros, o que trará, consequentemente, mais visibilidade para a ciência brasileira”, afirma Ana Paula Morales, co-fundadora e diretora executiva da Bori.

“Saúde é um assunto de muito interesse da imprensa. Por isso, fornecer conteúdo de revistas científicas da Karger focadas em diferentes áreas das ciências da saúde vai beneficiar jornalistas que cobrem este tópico e, quem sabe, também, despertar interesse de outros profissionais que ainda não estão nesta cobertura”, afirma Natália Flores, gerente de conteúdo da Bori.

A Karger é uma editora científica internacional da área de ciências da saúde fundada em 1890. Com sede em Basiléia, na Suíça, ela tem atuação global e, inclusive, conta com representante no Brasil e em países como China, França, Reino Unido, Estados Unidos, México e Japão. Ela é focada em atender as demandas de informação da comunidade científica, dos médicos e pacientes – e desenvolve estratégias para cobrir todo o ciclo do conhecimento, desde o planejamento da investigação até a comunicação das descobertas para profissionais de saúde e outros públicos.

“A editora historicamente publica pesquisas brasileiras de excelência, além de contar com renomados pesquisadores brasileiros como editores chefes e editores associados dos periódicos científicos. Firmar parceria com a Agência Bori é uma honra para a editora e grande passo para potencializar a divulgação científica da nossa ciência que é motivo de muito orgulho” comenta Victor da Silva Carvalho, gerente da Karger no Brasil.

A Bori também já conta com parceria com a editora científica Elsevier, nesse caso, para a produção periódica de relatórios sobre a ciência brasileira antecipados a jornalistas. Editoras científicas que tiverem interesse nesse tipo de parceria com a Bori podem entrar em contato pelo bori@abori.com.br.