Foto: Gleilson Miranda / Agência de Notícias do Acre
Publicado na Bori em 22/6/2022, 9:14 – Atualizado em 5/7/2022, 12:21

Neste mês, a Bori e o Nexo Políticas Públicas dão início à publicação conjunta de uma série de sete análises inéditas sobre a Amazônia assinadas por pesquisadores do Painel Científico para a Amazônia (SPA). A ideia é pautar o debate público e a imprensa sobre questões urgentes da região, a partir da voz de pesquisadores. No primeiro texto da série, publicado em 7 de junho, os especialistas Luciana Gatti, Luiz Aragão e Marcos Costa explicam como o desmatamento e as mudanças climáticas transformam a Floresta Amazônica em fonte de carbono.

A cada mês, os leitores poderão acessar, em ambos os sites, textos opinativos sobre questões-chave da Amazônia, como desmatamento e impacto das mudanças climáticas na floresta e políticas de conservação do bioma. As análises são baseadas no relatório “Amazon Assessment Report”, publicado pelo grupo de cientistas no final de 2021 e ainda inédito em português.

A Bori já publicou alguns artigos de opinião de autores do Painel Científico para a Amazônia sobre sistemas agroflorestais, a preservação de línguas indígenas e igualdade de gênero na região. Assim como em outros conteúdos, jornalistas cadastrados na Bori poderão acessar o contato dos autores das análises para aprofundar pautas. Os textos também poderão ser reproduzidos pelos veículos de comunicação de todo o país.