Foto: Freepik
Imagem ilustrativa mostra jornalistas fazendo entrevistas ao ar livre
Publicado na Bori em 17/11/2023, 9:06 – Atualizado em 13/12/2023, 16:57

Lançado em workshop da Bori, o Projeto Genômica da Biodiversidade Brasileira (GBB), virou notícia na imprensa nacional ao longo de outubro. Foram mais de 130 menções na imprensa escrita de todo o país sobre a iniciativa inédita de mapeamento genético na conservação de espécies executado a partir deste ano pelo Instituto Tecnológico Vale (ITV) e pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Um dos destaques das repercussões foi a reportagem escrita por Letycia Bond, da Agência Brasil. No texto, a repórter explica o consórcio de pesquisa, com base em entrevistas e informações detalhadas pelos pesquisadores do ITV e do ICMBio no workshop realizado no dia 5 de outubro. No encontro, eles falaram para cerca de 20 jornalistas sobre o processo de definição de espécies da flora e fauna para sequenciamento genômico e dos benefícios para ações de conservação.

O texto da Agência Brasil foi replicado em diversos veículos do Brasil, entre eles, alguns com atuação regional, como jornal O Povo (CE), TV Pampa (RS) e TV da Assembleia Legislativa do Piauí. O Consórcio de pesquisa também foi mencionado em veículos de atuação nacional, como IstoÉ, Terra e UOL.

Genética na conservação de espécies

Esse é o primeiro workshop realizado pela Bori que alcança alta repercussão na imprensa. O grande interesse no tema mostra a importância de espaços de sensibilização para jornalistas que aprofundem debates científicos ainda distantes do cotidiano das redações. 

Na Bori, fazemos esse trabalho a partir de uma série de cursos workshops para jornalistas sobre assuntos científicos que merecem ser incluídos na cobertura jornalística diária. Nestes encontros, os profissionais da imprensa têm a oportunidade de conhecer pesquisas e pesquisadores sobre temas como alimentação, Amazônia e saúde. Esse é o caso das Coletivas Bori, espaço online em que cientistas apresentam pesquisas e tiram dúvidas de jornalistas sobre o assunto.

Entidades e instituições que tenham interesse em promover diálogos sobre temas específicos de ciência e tecnologia podem entrar em contato com a Bori no bori@abori.com.br