Publicado na Bori em 5/6/2023, 9:00

A Bori lança nesta segunda (5) uma parceria inédita com a editora científica Elsevier para a publicação de relatórios periódicos que vão analisar a produção científica brasileira em diversos aspectos.

No relatório de inauguração, que marca o Dia Mundial do Meio Ambiente, a análise fez um mapeamento da produção científica do Brasil sobre os oceanos nos últimos seis anos (2017 a 2022) — e verificou que o número de pesquisas no Brasil sobre “microplástico” disparou. Foram mais de oito mil artigos sobre oceanos publicados por instituições brasileiras no período. Os dados são da base Scopus, que reúne mais de 20 mil periódicos científicos, e da ferramenta SciVal, ambas da Elsevier. A editora é uma empresa holandesa que está entre as maiores editoras científicas do mundo

O relatório inédito foi antecipado de maneira explicada à imprensa na Bori por uma semana com contato da porta-voz da publicação — como em todas as publicações com embargo jornalístico da agência.

“Com a publicação dos relatórios com a Elsevier, a Bori dá um passo importante no sentido de tratar a produção científica nacional em si como uma pauta e um assunto que deve ser acompanhado pela sociedade”, diz Sabine Righetti, co-fundadora da agência.

“Nossa ciência recebe muito menos espaço na mídia do que seria devido. Na busca por melhorar este quadro, estamos muito empolgados em trabalhar com uma agência como a Bori, composta por profissionais com ampla experiência na área de comunicação de temas relativos à pesquisa científica”, acrescenta Dante Cid, Vice-presidente de Relações Acadêmicas da América Latina da editora Elsevier.

Além do panorama da produção científica de brasileiros sobre oceanos, o relatório traz também as menções dos estudos em documentos regulatórios de órgãos nacionais e internacionais, como a ONU. “Para além da visibilidade na imprensa, o objetivo final da Bori é que as evidências científicas disseminadas sejam utilizadas para tomadas de decisão. Essa parceria com a Elsevier é importante também para entendermos melhor esse cenário”, avalia Ana Paula Morales, co-fundadora da Bori.

O próximo relatório Bori-Elsevier será sobre a ciência da Amazônia e deve ser publicado nas próximas semanas, também com antecipação aos jornalistas cadastrados na agência.