Para cientistas

Você está aqui:

Cientistas vinculados a qualquer instituição de pesquisa brasileira ativos na produção de conhecimento podem colaborar de diversas formas com a Bori.

Seu contato fica disponível para jornalistas de todo o país cadastrados na Bori em área de acesso restrito. 

No momento, estamos coletando contatos de cientistas para nossos bancos de fontes de sistemas alimentares e Covid-19.

A Bori antecipa para a imprensa resultados de pesquisa exclusivos antes de serem publicados em artigo, relatório ou livro. Clique para submeter seu estudo inédito à nossa curadoria.

Pesquisadores de todas as áreas do conhecimento também podem enviar textos analíticos originais para avaliação da Bori.

Quero ser fonte para entrevistas

Quero divulgar meu estudo

Perguntas e respostas

A Bori antecipa à imprensa cadastrada estudos científicos em vias de publicação em periódicos, em livros ou em relatórios técnicos. Então, para que um estudo seja disseminado na Bori, é preciso que não tenha sido publicado ainda e que não esteja disponível na internet mesmo em formato ahead of print. No caso de relatórios ou livros, o material não deve estar público em sites de centros de pesquisa, de universidades ou outros repositórios institucionais, e nem pode estar circulando em versão impressa. Divulgamos materiais enviados de forma exclusiva para a Bori.

 

A Bori trabalha para atender demandas de jornalistas, que estão constantemente em busca de novas pautas e de informações inéditas. Além disso, a antecipação de estudos científicos por alguns dias à imprensa permite que jornalistas tenham tempo para trabalhar e para falar com os cientistas, de modo que os estudos sejam publicados concomitantemente na imprensa e na revista científica. Sistemas internacionais de disseminação de estudos científicos para jornalistas, como o EurekAlert, também usam a mesma lógica de ineditismo.

O tempo mínimo para entrar em contato com a Bori é de dez dias antes da publicação do seu trabalho científico. Nesta fase, seu artigo já deverá estar em processo de edição, após revisão e aprovação pelos pares. A partir daí, a Bori analisa o seu pedido de divulgação, produz um texto explicativo e disponibiliza o material na área restrita do site para que jornalistas cadastrados possam acessá-lo com tempo hábil para produzir suas reportagens.

Para conseguir a data de publicação do seu artigo, entre em contato com o editor ou com a equipe de editoração da revista científica. A data e hora (quando houver) da publicação dos artigos científicos é informada aos jornalistas cadastrados no nosso sistema, que veicularão suas reportagens no mesmo dia ou depois que os estudos científicos se tornarem públicos.

Provavelmente porque seu estudo não atendeu ao nosso critério de ineditismo. Além disso, a Bori seleciona, em média, um estudo científico para disseminação à imprensa a cada dois dias em meio a centenas de trabalhos científicos considerando aspectos como diversidade de temas, de gênero entre porta-vozes dos trabalhos e de distribuição nacional de instituições de pesquisa. Caso seu estudo não seja disseminado pela Bori, aconselhamos procurar a assessoria de imprensa da sua instituição para combinar uma estratégia de divulgação.

Para submeter seu estudo inédito à nossa curadoria, preencha o formulário abaixo:

A Bori monitora os artigos aprovados nos periódicos científicos indexados na SciELO. Caso seu trabalho esteja em vias de publicação em periódicos estrangeiros, em revistas científicas brasileiras fora da SciELO, em livros ou relatórios, você pode submetê-lo para curadoria neste formulário no mínimo dez dias antes da sua publicação.


* A submissão do trabalho não garante a sua disseminação pela Bori. O material precisa ser enviado de forma exclusiva para a Bori.

Quero enviar um artigo de opinião

Os textos devem ter até 3.200 caracteres com espaço (título com até 78 caracteres com espaço) e devem ser acompanhados da instituição de vínculo e do celular do autor, que ficará disponível em área restrita a jornalistas cadastrados. O envio do artigo não garante a sua publicação.