A Bori antecipa à imprensa pesquisas inéditas e explicadas de todas as áreas do conhecimento, em formato de artigo científico, relatório de pesquisa, livro ou capítulo de livro. A equipe faz a curadoria de estudos em vias de publicação diretamente em bases de periódicos acadêmicos parceiros e recebidos por instituições de pesquisa, assessorias de imprensa e cientistas. A escolha parte de critérios como interesse jornalístico, diversidade de temas, diversidade de gênero, distribuição regional das instituições de pesquisa e diversidade racial.
Para apoiar o jornalista na sua cobertura, a Bori conta com um banco de fontes para jornalistas cadastrados, com contato direto de mais de 500 cientistas de diversas instituições do país. Eles estão preparados para repercutir assuntos relacionados à Amazônia, Covid-19 e alimentação e tirar dúvidas de jornalistas sobre seus temas de pesquisa.
Fortalecemos a comunicação de ciência oferecendo treinamentos para cientistas, como media trainings, e para jornalistas em temas específicos de cobertura. A ideia é apoiar a cobertura jornalística e, também, a relação dos cientistas com a imprensa.
Nossos números em 2022
jornalistas de todo o país
cientistas no banco de fontes
pesquisas antecipadas
revistas científicas
análises escritas por cientistas
instituições de pesquisa
cursos, workshops e webinários
Áreas mais divulgadas
- Ciências da Saúde
- Ciências Sociais e Aplicadas
- Ciências Biológicas
Em todas as regiões do país, ao menos metade das instituições* tiveram estudo disseminado pela Bori

*instituições: universidades públicas e privadas, instituições de pesquisa, governo e ONGs
Áreas temáticas
A Agência Bori trabalha com o apoio à cobertura jornalística de determinadas áreas temáticas, a partir da sua relevância. Cada área abrange a disseminação de estudos científicos, contatos de cientistas e treinamentos de cientistas e jornalistas focados no tema. Atualmente, Amazônia, Sistemas Alimentares e Covid-19 são as áreas temáticas da Bori. Grande parte desses materiais estão disponibilizados em área restrita de acesso a jornalistas cadastrados.
Em Amazônia, disseminamos desde 2022 pesquisas explicadas de áreas do conhecimento variadas como meio ambiente, saúde, economia, tecnologias sociais e políticas públicas que revelam a diversidade biológica e cultural da região Norte. Cientistas vinculados a instituições locais são visibilizados por meio das ações da área, e se tornam referência para a imprensa de todo o país. Treinamentos e materiais de apoio capacitam, também, jornalistas amazônidas para cobrir assuntos estratégicos para a região.
A Bori acompanha as novidades sobre Covid-19, divulgando estudos inéditos sobre o tema e contatos de especialistas de diversas áreas e regiões do país desde 2020. Há um manual de vacinas e treinamentos específicos sobre imunização para jornalistas – InfoVacina e InfoVacina Trainee, desenvolvidos com apoio do Sabin Vaccine Institute.
Na área Sistemas Alimentares, a Bori dissemina desde 2021 pesquisas explicadas em áreas do conhecimento como agronomia, nutrição, saúde pública e meio ambiente sobre a cadeia de produção dos alimentos até chegar à mesa das pessoas. No banco de fontes da área, há o contato de cientistas que trabalham com o tema de diversas instituições do país. Além deles, o manual “Noticiando Alimentação” explica como começar a cobrir esse tema complexo.
Todo o conteúdo divulgado pela Bori, independentemente de apoio ou contratação, passa pelos critérios de qualidade da nossa curadoria.