Publicado na Bori em 5/7/2024, 11:56 – Atualizado em 5/7/2024, 12:05

Atenção cientistas que trabalham com temas ligados à primeira infância em todas as áreas do conhecimento! Estão abertas, até o dia 9, as inscrições para o Prêmio Ciência pela Primeira Infância, que tem como objetivo identificar e reconhecer pesquisas no âmbito da primeira infância sobre a realidade brasileira, com foco prioritário àquelas que contemplam a diversidade e pluralidade das infâncias e a identificação e superação das desigualdades.

Podem se inscrever pesquisadores com titulação mínima de mestrado e com vínculo formal com instituição pública ou privada de ensino superior, instituto de pesquisa da sociedade civil ou do poder público (ver regulamento aqui). Lembrando que valem pesquisas de todas as áreas do conhecimento, como educação, saúde ou antropologia. O importante é ter resultados de pesquisa relacionados aos primeiros seis anos de vida das crianças.

A Bori valoriza a circulação de informações científicas sobre a primeira infância — e, inclusive, divulga pesquisas na área. Caso de pesquisa recente da UFBA (Universidade Federal da Bahia), que apontou diferenças entre indicadores da OMS e do Ministério da Saúde sobre alimentação infantil.

Agora, a Bori é parceira dessa iniciativa e atuará com o NCPI – Núcleo Ciência pela Primeira Infância na capacitação dos finalistas para comunicação com a imprensa e com os tomadores de decisão. Então se inscreva no prêmio e vamos juntos fazer o conhecimento científico da área circular!