O que é uma vacina e como ela age no nosso organismo? Qual a importância de se vacinar? Quais as fases de teste de uma vacina? Quais são as vacinas previstas no calendário vacinal do Programa Nacional de Imunizações (PNI) no Brasil? E os riscos e armadilhas da comunicação sobre vacinas? O manual sobre vacinas da Bori responde essas e outras perguntas — essenciais para jornalistas que se aventurarem a escrever sobre o tema. Dominar esse assunto pode ser útil para reportar sobre as campanhas de imunização de Covid-19 e, também, para acompanhar as campanhas nacionais de vacinação contra paralisia infantil, gripe e HPV, por exemplo.

Para apoiar essa cobertura jornalística, o manual sobre vacinas “Noticiando vacinas” traz explicações sobre vacinas e imunização formuladas com o apoio de imunologistas, virologistas e epidemiologistas. A publicação foi lançada no contexto da pandemia de Covid-19, em 2020, quando se começavam a testar os primeiros imunizantes contra a Covid. Ela traz, no entanto, informações científicas básicas sobre vacinas que podem ser aplicadas para entender a ação de outros imunizantes e contextos de imunização, como a vacina da dengue e a vacina do HPV.

Veja, abaixo, uma amostra do que você encontra no nosso manual sobre vacinas para jornalistas:

 

1 O que é uma vacina e como ela funciona?

A vacina estimula o nosso corpo a produzir anticorpos contra determinado agente infeccioso (vírus e bactérias). Ela treina o nosso sistema imune, apresentando-lhe algo inócuo (pedaço do vírus, vírus inativado ou vetor) capaz de desencadear uma reação de defesa eficaz. O sistema imune acaba gerando uma memória imunológica. Assim, quando o organismo encontrar, de fato, o vírus, ele terá uma resposta imune mais ágil e eficaz.

2 Como funciona nosso sistema imune?

O nosso sistema imune é composto por células que defendem nosso organismo de microrganismos invasores, como vírus e bactérias. Ele funciona por meio de barreiras físicas, como a camada epitelial da nossa pele, e ação de células de defesa do sangue. Quando um vírus ou bactéria consegue romper a barreira física e entrar no nosso organismo, uma resposta inflamatória acontece, atraindo células de defesa para o local da invasão.

3 Quais as fases de teste de uma vacina?

As fases de teste de uma vacina são: fase pré-clínica e fase clínica. Na fase pré-clínica de testes de vacinas, são feitos testes em laboratório em células in vitro e em animais de experimentos. Se a vacina tiver bons resultados, ela começa a ser testada em humanos. A fase clínica de testes de vacinas envolve testar a segurança, a eficácia e a efetividade das vacinas em voluntários.

4 Qual a importância da vacina?

A vacina diminui as chances das pessoas desenvolverem doenças graves. Em termos epidemiológicos, a vacinação permite que a sociedade tenha um controle de doenças, minimizando a circulação de vírus e bactérias. Por isso, são importantes campanhas de vacinação que tenham aderência de uma porcentagem alta da população-alvo.

5 O que é o Programa Nacional de Imunizações (PNI) no Brasil?

O Programa Nacional de Imunizações (PNI) é um programa do Ministério da Saúde criado em 1973 responsável por organizar e estabelecer os calendários de vacinação nacional. Ele é operacionalizado por ações e programas específicos do MS e das Secretarias Municipais e Estaduais de Saúde.

6 Como é decidido que vacinas integram o PNI? E que vacinas integram o PNI?

A escolha da vacina que deverá integrar o calendário vacinal do PNI depende de uma série de articulações entre os laboratórios fabricantes e o Ministério da Saúde. O processo é feito por meio de licitação, em que os laboratórios propõem ao MS adquirir determinada vacina. A formulação da vacina também é levada em conta. Fazem parte do calendário nacional de vacinas para crianças e adolescentes as vacinas da BCG, Hepatite B, Poliomielite, vacina contra Sarampo, caxumba e rubéola (SCR), vacina contra papilomavírus (HPV), vacina contra influenza, entre outras.

 

Clique aqui para baixar a publicação

 

A publicação foi baseada no curso “Noticiando sobre vacinas” (2020), feito em parceria com o Instituto Questão de Ciência (IQC), com apoio do Sabin Vaccine Institute e do Instituto Serrapilheira.

Termos de uso

Todos os artigos de opinião já publicados na área aberta da Bori (e que, portanto, não estão sob embargo) podem ser reproduzidos na íntegra pela imprensa, desde que não sofram alterações de conteúdo e que os nomes e instituições dos autores sejam mencionados.

Ao usar as informações da Bori você concorda com nossos termos de uso.

Publicado na Bori em 29/3/2021, 17:22 – Atualizado em 6/6/2024, 16:16