
- Este evento já passou.
Segurança alimentar e mudanças do clima: inscreva-se na Coletiva Bori com especialistas
27 de novembro – 10:00-28 de novembro – 11:30

Diante da degradação ambiental e dos crescentes efeitos das mudanças climáticas nos biomas brasileiros, como garantir uma produção de alimentos suficiente para abastecer e nutrir a população? Nesta Coletiva Bori, os pesquisadores Jean Ometto (Inpe), Dionísia Nagahama (Inpa) e Felipe Pimentel Lopes de Melo (UFPE) debatem os desafios para a segurança alimentar no país a partir de diferentes perspectivas geográficas e áreas do conhecimento, como nutrição, ecologia e agronomia.
A sessão on-line acontece nos dias 27 e 28 de novembro (segunda e terça-feira), das 10h às 11h30 (Horário de Brasília), e é exclusiva para jornalistas cadastrados na Bori. Após as apresentações dos palestrantes, jornalistas participantes poderão tirar suas dúvidas sobre o tema.
A Coletiva “Como garantir segurança alimentar diante das mudanças climáticas: perspectivas da Amazônia e da Caatinga” é apoiada pelo Instituto Ibirapitanga. As inscrições podem ser feitas até o dia 23 de novembro neste formulário.
Programação
27/11, segunda-feira: Adaptação às mudanças climáticas e segurança alimentar no Brasil
Jean Ometto
Graduado em Agronomia e doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo. Pesquisador Sênior do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe. Coordenador do Programa de Pós-Graduação do Centro de Ciências do Sistema Terrestre do Inpe. Vice-Coordenador da Rede Brasileira de Pesquisas sobre Mudanças Climáticas Globais (Rede Clima) e Coordenador da Plataforma AdaptaBrasil – Sistema de Informações e Análises sobre Impactos das Mudanças Climáticas, instituído pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) em 2020.
28/11, terça-feira: Perspectivas para a segurança alimentar na Amazônia e na Caatinga
Dionísia Nagahama
Nutricionista e pesquisadora do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), doutora em Saúde Pública, área de concentração em Nutrição pela Universidade de São Paulo, docente do Curso de Especialização do Centro Universitário do Norte- Uninorte/Laureate. Tutora do Programa Rede Alimenta e Amamenta do IBFAN e SUSAM. Faz parte do grupo facilitador do treinamento do Kit Família Brasileira Fortalecida – Unicef nos municípios integrantes do Pacto da Redução da Mortalidade Infantil do Amazonas. É coordenadora do Centro de Ciência em Tecnologia em Segurança Alimentar e Nutricional da Região Norte –(@cctssan) NutriSSAN/MCTI. Faz parte do Consea AM e movimentos como Slow Food, Rede Maniva de Agroecologia – Rema e Ação da Cidadania do AM.
Felipe Pimentel Lopes de Melo
Possui graduação em Ciências Biológicas e mestrado em Biologia Vegetal pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e doutorado em Ecologia pela Universidad Nacional Autonoma de Mexico. Professor/Pesquisador na UFPE; membro do corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Biologia Vegetal e do Programa de Pós-Graduação em Etnobiologia e Conservação. É pesquisador colaborador do Centro de Pesquisas Ambientais do Nordeste. Presidente da Associação Brasileira de Ecologia e Conservação (Abeco) e Professor Associado na Nottingham Trent University, Reino Unido.