
Jornalista: inscreva-se em oficina sobre carnes cultivadas; participantes poderão concorrer a microbolsas de reportagem
5 de dezembro – 10:00-12:30

Diante da expectativa de uma produção nacional de carnes desenvolvidas em laboratório a partir de 2024, a Cátedra Josué de Castro da Universidade de São Paulo, O Joio e o Trigo e a Agência Bori realizam uma formação para jornalistas sobre inovações alimentares.
A oficina “A comida do futuro vem de laboratórios?” tem o objetivo de apresentar essas novas tecnologias, com destaque às proteínas alternativas cultivadas a partir de células animais, e debater as implicações éticas dessas soluções. O evento virtual ocorre no dia 5 de dezembro (terça-feira), às 10 horas (horário de Brasília).
As inscrições podem ser realizadas até o dia 17 de novembro. Podem se inscrever jornalistas e estudantes de jornalismo no último ano de graduação. As vagas são limitadas. Após a divulgação das pessoas selecionadas, as inscrições serão confirmadas por meio de doação à Paróquia São Miguel Arcanjo, de São Paulo (SP), no valor de R$10 para estudantes e R$20 para profissionais.
Microbolsas
Os participantes poderão concorrer a duas microbolsas de reportagem no valor de 8 mil reais cada. A ideia é encorajar a realização de investigações originais, de alto impacto, abordando temas relevantes para a sociedade. As regras para participar do concurso serão conhecidas no próprio encontro.
Sobre os convidados:
John Wilkinson é professor titular da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro no Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (CPDA/UFRRJ) e autor do livro “O mundo dos alimentos em transformação”.
Ricardo Abramovay é professor titular da Cátedra Josué de Castro e professor sênior do Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo. Fez sua carreira acadêmica no Departamento de Economia da FEA, onde se tornou professor titular em 2001. É autor de “Infraestrutura para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia” e “Amazônia”.
Nadine Marques é pesquisadora da Cátedra Josué de Castro, nutricionista, mestra e doutora em Saúde Pública, com enfoque na ciência da Nutrição e sua incorporação da sustentabilidade, pelo Programa de Saúde Pública da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo.
A mediação é do jornalista João Peres (O Joio e o Trigo).
Programação:
10h. Abertura e boas vindas
10h10. Breve panorama sobre carnes de laboratório, produtos plant-based, carnes de insetos e outras técnicas de produção de “proteínas alternativas” – João Peres, O Joio e O Trigo
10h20. O Mundo dos Alimentos em Transformação – John Wilkinson, UFRRJ
10h45. Desmistificar a obsessão proteica para um sistema agroalimentar sustentável- Ricardo Abramovay, Cátedra Josué de Castro
11h10. Estamos diante de um Nutricionismo repaginado? – Nadine Marques, Cátedra Josué de Castro
11h30. Intervalo
11h40. Debate
12h20. Encerramento