3 de março de 2022 Salvar link Foto: Toninho Tavares / Agência Brasília.
Economia e Administração

Highlights

  • Pesquisadoras estimaram os custos diretos e indiretos de diabetes no Brasil em 2016
  • Mais de 70% do valor calculado vem de custos indiretos relacionados a mortes prematuras, falta no trabalho e aposentadorias antecipadas
  • A estimativa é que esse custo cresça 6,2% ao ano até 2030 

Uma das doenças crônicas mais prevalentes do mundo, a diabetes atinge quase 10% da população global. No Brasil, o quarto país com maior prevalência do planeta, dados de 2019 mostraram que 7,7% dos habitantes vivem com a doença. Esse quadro tem um preço: estima-se que, anualmente, os custos totais com a patologia ultrapassem 2 bilhões de dólares. A conclusão é de um estudo das universidades de São Paulo (USP) e Campinas (Unicamp) publicado na “Annals of Global Health” na quinta (3).

As autoras aplicaram um modelo para estimar custos de doenças a partir de informações de prevalência de diabetes e gastos relacionados à saúde, entre outros dados, extraídos da Pesquisa Nacional de Saúde, do Ministério da Saúde, e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A análise foi feita com base no ano de 2016.

Os custos totais são divididos em duas modalidades: os diretos, que se referem ao conjunto de despesas de hospitalização dos indivíduos, e os indiretos, que incluem perda de produtividade quando pessoas acometidas pelas diabetes não podem trabalhar, mortes prematuras antes que atingissem idade para aposentadoria e aposentadorias antecipadas por causa da doença.

Dos 2 bilhões de dólares estimados em 2016, 70,6% vêm de custos indiretos e os outros 29,4% são oriundos de custos diretos. Ainda com relação a 2016, as despesas por paciente diagnosticado com diabetes somaram 223 dólares.

“Os valores encontrados são muito significativos e, ainda assim, consideramos o custo altamente subestimado”, diz Paula Pereda, uma das autoras do estudo. Pereda comenta que a prevalência de diabetes no Brasil pode ser subestimada em até 50%. “Para fazer os cálculos, usamos o custo de procedimentos do Sistema Único de Saúde, que é muito inferior ao preço de mercado. Além disso, a diabetes está associada a casos severos de Covid-19, o que aumenta os custos diretos e indiretos da doença.”

No estudo, as pesquisadoras também projetaram o custo anual da diabetes em 2030 considerando dois cenários: com a prevalência da doença idêntica ao último dado disponível, de 2013, e, em uma perspectiva mais realista, com a prevalência da doença aumentando 13% em 2030. Se os dados se mantiverem igual a 2013, o custo poderia variar entre 2,34 a 3,33 bilhões de dólares. Caso aumente em 13%, o custo aumentaria para 5,47 bilhões de dólares, o que equivale a um aumento de 133,4%, no total, ou de 6,2% ao ano.

O estudo é importante por mostrar o possível impacto econômico de uma doença de alta prevalência no Brasil, e diretamente relacionada aos hábitos alimentares da população, para além do impacto na saúde. “As estimativas no artigo mostram políticas públicas mais eficazes, que auxiliem a população a fazer escolhas alimentares mais saudáveis e sustentáveis, têm também um alto potencial de redução de custos”, diz Pereda.

Termos de uso

Todos os releases sobre as pesquisas nacionais já publicados na área aberta da Bori (e que, portanto, não estão sob embargo) podem ser reproduzidos na íntegra pela imprensa, desde que não sofram alterações de conteúdo e que a fonte Agência Bori seja mencionada.

Veja como citar a BORI quando for publicar este artigo:

Fonte: Agência Bori

Ao usar as informações da Bori você concorda com nossos termos de uso.

Publicado na Bori em 3/3/2022, 23:45