Publicado na Bori em 24/8/2022, 14:41 – Atualizado em 24/8/2022, 15:20

Compilamos os questionamentos mais comuns que recebemos de cientistas de todo o país, autores de estudos selecionados pela Bori para disseminação para a imprensa. Aqui, a gente explica como achamos os artigos científicos antes de sua publicação, detalha o nosso processo e traz recomendações.

 

1 Como a Bori teve acesso ao meu artigo?

Graças a uma parceria institucional com a rede SciELO e com a ABEC, a Bori tem acesso a artigos científicos no prelo de dezenas de periódicos científicos, que autorizaram, previamente,  o acompanhamento da produção em vias de publicação para antecipação de maneira explicada à imprensa. Os trabalhos científicos selecionados para disseminação seguem critérios jornalísticos, que podem ser acessados aqui.

 

2 A divulgação do meu artigo tem algum custo?

A divulgação de artigos selecionados pelo monitoramento recorrente da Bori  é gratuita, mantida com recursos de nossos apoiadores como o Instituto Serrapilheira.

 

3 Onde será publicado o texto explicativo do meu artigo?

O texto explicativo é publicado em área restrita da Bori para jornalistas cadastrados na Bori alguns dias antes da publicação do artigo. Após a data de publicação, o texto fica disponível em acesso aberto no site da Bori para público geral.

 

4 A partir de que momento eu posso divulgar meu estudo?

Você pode divulgar seu estudo após a publicação do artigo na revista científica. Caso queira divulgar seu estudo para assessores de imprensa da sua instituição enquanto ele está antecipado na nossa plataforma, orientamos que envie o link do material restrito da Bori. Não recomendamos que cientistas acionem diretamente jornalistas para divulgar suas pesquisas.

 

5 A publicação da Bori viola a confidencialidade prévia à publicação na revista?

Não, porque os jornalistas que têm acesso ao texto explicativo só podem publicar matérias sobre o estudo após a data de publicação. Junto ao texto explicativo, disponibilizamos um PDF do manuscrito do artigo, que é usado apenas para consulta dos jornalistas, sendo proibida a sua distribuição.

 

6 Onde meu contato (telefone celular e e-mail) vai ser disponibilizado?

Seu contato é disponibilizado em área restrita na nossa plataforma para jornalistas cadastrados na Bori. Seguimos todos os procedimentos da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), assim, você pode retirar seus dados de contato da área restrita da Bori quando quiser. Para isso, basta entrar em contato com comunidades@abori.com.br

 

7 Por que devo preencher o termo de consentimento da antecipação?

Todos os co-autores do estudo devem assinar o termo de consentimento de antecipação. Com ele, garantimos que os resultados do estudo sejam disseminados, exclusivamente, pela Bori. Também garantimos que você aceite ficar disponível para jornalistas de diferentes veículos de comunicação, passo essencial para disseminar estudos pela Bori.

 

8 Quem são os jornalistas que acessam meu estudo?

Hoje, temos mais de 2 mil jornalistas acessando os estudos diariamente na Bori, de diferentes veículos de comunicação e de todas as regiões brasileiras. Jornalistas do G1, Folha de S. Paulo, Estadão, Agência Brasil, SBT, CBN, GZH, O Povo, Diário de Pernambuco e outros.

 

9 Qual o fluxo de produção do texto explicativo sobre o meu estudo?

Seguimos os seguintes passos: i) Escrita do texto, pelo redator da Bori, que entrevista o porta-voz do trabalho científico; ii) Edição, pela equipe da Bori; iii) Revisão e aprovação pelo porta-voz do estudo; iv) Publicação de texto explicativo, com contatos do porta-voz e pdf do artigo científico em área restrita da Bori e v) Disparo de alerta sobre o material para os mais de 2 mil jornalistas cadastrados na Bori. Após a publicação do estudo na revista científica, o texto explicativo da Bori fica público em nosso site.

 

10 Posso alterar o texto explicativo da Bori?

O/a porta-voz dos trabalhos científicos selecionados para disseminação à imprensa pela Bori pode corrigir e alterar eventuais incongruências pontuais no material, mas deve respeitar a estrutura do texto, o conteúdo e a hierarquização de informações, que seguem um padrão específico com foco em informar e, ao mesmo tempo, “convencer” a imprensa sobre a importância do resultados científicos encontrados. Assim, a versão final do texto explicativo é de responsabilidade da Bori. Ressaltamos, ainda, que apenas o/a porta-voz do trabalho, que conversou com o/a redator da Bori, deve alterar eventuais incongruências pontuais no material de disseminação.