Foto: Divulgação
Projeto mapeia de forma automatizada a ciência em documentos públicos
Projeto mapeia de forma automatizada a ciência em documentos públicos
Publicado na Bori em 27/2/2024, 17:18 – Atualizado em 28/2/2024, 16:31

O Núcleo lançou na terça-feira (27/2) o projeto Ciência Monitorada, com apoio do Instituto Serrapilheira e parceria institucional da Bori, para facilitar o monitoramento da ciência em documentos públicos brasileiros pela comunidade científica nacional.

O projeto garante a qualquer pesquisadora e pesquisador o acesso gratuito, por 12 meses, ao Legislatech. A ferramenta permite o acompanhamento customizado de documentos públicos, tramitações em casas legislativas e notícias, de maneira consistente e automatizada. Esse acesso gratuito será totalmente subsidiado pelo Instituto Serrapilheira.

Monitoramento da ciência: por que é importante?

Na Bori, defendemos que as tomadas de decisão sejam baseadas na ciência. Portanto, encorajamos os pesquisadores e pesquisadoras a levarem o conhecimento científico para a pauta pública.

“O Ciência Monitorada vai potencializar a capacidade da comunidade científica de qualificar os debates em torno de políticas públicas brasileiras, facilitar a participação ágil da academia em questões de interesse público e melhorar o mapeamento de impactos das pesquisas desenvolvidas”, explica a gerente de operações do Núcleo Jade Drummond.

“Trabalhamos para trazer soluções que ampliem a voz da ciência nacional. Assim, o monitoramento da ciência em documentos públicos permitirá ficar de olho nas discussões do país e pautar o debate com base em evidências científicas”, enfatiza a cofundadora da Bori Ana Paula Morales.

Como funciona a ferramenta

Para participar do Ciência Monitorada, a pesquisadora ou o pesquisador precisa estar vinculado a alguma universidade ou instituição de ensino/pesquisa no Brasil ou no exterior — e fazer o seu cadastro com o e-mail institucional.

Os participantes do projeto poderão escolher até 20 termos diferentes para monitorar e selecionar em quais órgãos querem ficar de olho. Assim, a cada menção ao termo escolhido em um documento público, o usuário poderá receber alertas por e-mail e também acessar diretamente em um dashboard personalizado. Além disso, é possível explorar todas as menções já encontradas direto na plataforma, na página “Dados”.

Veja os órgãos já monitorados pela ferramenta:

Câmara dos Deputados
Senado Federal
Supremo Tribunal Federal
Diário Oficial da União
Diários Oficiais cobertos pelo Querido Diário
Notas taquigráficas da Câmara dos Deputados
Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais