Foto: Wanezza Soares
Sabine Righetti, co-fundadora da Agência Bori
Publicado na Bori em 5/7/2023, 17:26 – Atualizado em 5/7/2023, 17:29

A jornalista Sabine Righetti, co-fundadora da Agência Bori, venceu a edição deste ano do Prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica, concedido pela agência federal de fomento à ciência CNPq. Segundo a comissão julgadora, a escolha reflete a trajetória da jornalista na área de divulgação e popularização da ciência e tecnologia – incluindo a criação desta Agência Bori.

O Prêmio José Reis é um estímulo a iniciativas de pessoas e instituições que buscam aproximar a ciência da sociedade em três categorias: “Jornalista em Ciência e Tecnologia” (edição deste ano), “Pesquisador e Escritor” e “Instituição ou Veículo de Comunicação”. As categorias se revezam anualmente, o que torna o prêmio bastante concorrido.

“O José Reis é o maior reconhecimento que se pode ter na minha área”, disse Sabine em reportagem do CNPq que anunciou o resultado.  “Reconhecer o trabalho de profissionais do jornalismo científico por meio de uma premiação é muito gratificante. A imprensa é uma verdadeira ponte entre ciência e sociedade”, completou.

Sabine Righetti é jornalista com vinte anos de atuação na cobertura de ciência e pesquisadora do Labjor-Unicamp, onde atua na Especialização em Jornalismo Científico e no Mestrado em Divulgação Científica e Cultural – MDCC. Também escreve periodicamente análises sobre ciência e ensino superior para a Folha de S.Paulo.

Em 2020, ela e Ana Paula Morales fundaram, juntas, esta Agência Bori – iniciativa tão pioneira que já recebeu, ela própria, quase dez premiações e indicações a prêmios, incluindo Falling Walls 2020, Prêmio Einstein dos +Admirados da Imprensa de Saúde e Bem-estar de 2021 e 2022 e Empreendedor Social da Folha de S. Paulo, de 2020. Em 2022, a Organização Mundial da Saúde (OMS) reconheceu a Bori como iniciativa inovadora no apoio à cobertura de Covid-19.

“O prêmio José Reis contribui também para a consolidação da Bori como uma iniciativa que conecta a ciência brasileira a jornalistas de todo o país, de maneira inédita e muito eficiente”, diz. 

A premiação acontece na abertura da 75ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em 23 de julho, a partir de 18h, em Curitiba, na Universidade Federal do Paraná (UFPR). É o maior evento científico do país. Sabine também irá proferir uma palestra sobre seu trabalho no dia 25 de julho, às 9h30, no Auditório 01 da Engenharia Química da UFPR.