10 de julho de 2024 Salvar link
Ciência

Highlights

  • Prêmio Jabuti Acadêmico foi criado neste ano para valorizar e reconhecer a excelência de autores e editores de livros de áreas científicas, técnicas e profissionais
  • Nesta primeira edição, concorrem 1.953 obras de editoras comerciais e universitárias de todo o país para 29 categorias do prêmio
  • Listas dos 10 nomes selecionados para cada categoria da premiação são anunciadas na 76ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em Belém (PA)

A primeira edição do novo Prêmio Jabuti Acadêmico já tem semifinalistas. A Câmara Brasileira do Livro (CBL) anuncia nesta quarta (10), na 76ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em Belém, no Pará, as listas dos 10 nomes selecionados de cada categoria da premiação que vai reconhecer – de maneira inédita – livros de áreas científicas, técnicas e profissionais.

O prêmio foi criado neste ano com o objetivo de valorizar, reconhecer a excelência e divulgar os autores e editores que se dedicam a esses segmentos no Brasil.

Na lista de autores semifinalistas estão nomes como o jornalista Bernardo Esteves (“Admirável novo mundo: uma história da ocupação humana nas américas”, da Companhia das Letras; categoria História e Arqueologia), a filósofa Sueli Carneiro (“Dispositivo de racialidade: a construção do outro como não ser como fundamento do ser”, da Zahar; categoria Filosofia) e o sociólogo José de Souza Martins (“Capitalismo e escravidão no Brasil pós-escravista”, da Editora da Universidade Estadual Paulista — Unesp; categoria Antropologia, Sociologia, Demografia, Ciência Política e Relações Internacionais).

No total, foram 1.953 obras inscritas para esta primeira edição, de editoras comerciais e universitárias de todo o país nas 29 categorias do prêmio. São 27 categorias no eixo ciência e cultura do novo Jabuti e dois prêmios em outro eixo, de prêmios especiais, voltado a obras de divulgação científica e ilustração (que na área acadêmica é uma produção bem importante).

O anúncio dos semifinalistas foi feito na SBPC pela presidente da CBL, Sevani Matos, e pelo curador do Prêmio Jabuti Acadêmico, Marcelo Knobel.

“Esses resultados são essenciais para a CBL, pois, por meio do Jabuti Acadêmico, podemos conhecer e valorizar ainda mais obras das áreas científicas, técnicas e profissionais. É fundamental para a CBL contribuir com o seu papel central na promoção da cultura e do conhecimento, cada vez mais baseada no saber”, afirma Matos.

Para Knobel, o Prêmio Jabuti Acadêmico proporciona uma oportunidade ímpar para destacar a diversidade e a profundidade da pesquisa acadêmica no Brasil. “Podemos reconhecer e celebrar os resultados de trabalhos acadêmicos em uma plataforma dedicada, valorizando suas contribuições significativas para o conhecimento e para a sociedade.”

Na próxima etapa, serão anunciados cinco finalistas, ainda neste mês, em 18 de julho. Os vencedores das 29 categorias, serão conhecidos em cerimônia no dia 6 de agosto, no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo. Receberão a estatueta em cerimônia especial e um prêmio de R$ 5 mil.

Termos de uso

Todos os releases sobre as pesquisas nacionais já publicados na área aberta da Bori (e que, portanto, não estão sob embargo) podem ser reproduzidos na íntegra pela imprensa, desde que não sofram alterações de conteúdo e que a fonte Agência Bori seja mencionada.

Veja como citar a BORI quando for publicar este artigo:

Fonte: Agência Bori

Ao usar as informações da Bori você concorda com nossos termos de uso.

Publicado na Bori em 10/7/2024, 7:00 – Atualizado em 10/7/2024, 16:12