11 de julho de 2022 Salvar link Foto: Sandy Ravaloniaina / unsplash
Ciências Agrárias

Highlights

  • Ao simular a produtividade da plantação de arroz no Rio Grande do Sul, novo modelo apresenta boa capacidade preditiva
  • Previsões de colheita no RS têm impacto nos preços do arroz no Brasil e na América do Sul, já que 70% de toda a produção de arroz brasileira é feita nesse estado
  • O software pode ser uma ferramenta útil para somar à metodologia brasileira atual de previsão de safras

É possível prever com boa precisão safras de arroz brasileiras utilizando o software SimulArroz, de acordo com o novo estudo de pesquisadores da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Crops Team e Instituto Rio Grandense do Arroz. Publicada na segunda (11) na revista Pesquisa Agropecuária Brasileira, a pesquisa aponta que o software pode ajudar a melhorar a técnica de previsão já realizada no Brasil.

A análise das previsões do SimulArroz foi feita com dados sobre a área plantada de arroz no Rio Grande do Sul (RS), estado onde é produzido 70% do arroz brasileiro. Por conta dessa produção, a previsão de colheita de arroz nesse estado tem impacto sobre os preços do arroz no Brasil inteiro e na América do Sul, de forma que simulações precisas são necessárias e importantes. A análise contemplou as datas de semeadura (1 a 4), número de cultivares e/ou ciclos de desenvolvimento (1 a 3) durante quatro safras (2014/2015 a 2017/2018).

Atualmente, explicam os autores, a metodologia brasileira de previsão de safra inclui análises estatísticas, níveis tecnológicos, área de produção, condições climáticas e entrevistas com agrônomos e extensionistas. A intenção é que o uso do SimulArroz some-se a atual metodologia, conforme explica Michel Rocha da Silva, co-fundador da Crops Team e autor do estudo. “Se a atual metodologia e a proposta por nós tiverem uma sinergia no resultado, isso trará uma segurança muito maior para saber se a safra está sendo acima, baixo ou dentro da média”, afirma da Silva.

Considerando que o Brasil é o maior produtor de arroz fora da Ásia e um dos mais importantes produtores de alimentos do mundo, a geração de informações precisas sobre o desenvolvimento das safras é especialmente necessária. Além disso, acrescentam os pesquisadores, o modelo de simulação SimulArroz é uma ferramenta importante para a produção de conhecimento para produtores e formulação de políticas públicas.

DOI: https://www.scielo.br/j/pab/a/fcGhwZsBnd7LyVqwRYXdp5K/?lang=en

Termos de uso

Todos os releases sobre as pesquisas nacionais já publicados na área aberta da Bori (e que, portanto, não estão sob embargo) podem ser reproduzidos na íntegra pela imprensa, desde que não sofram alterações de conteúdo e que a fonte Agência Bori seja mencionada.

Veja como citar a BORI quando for publicar este artigo:

Fonte: Agência Bori

Ao usar as informações da Bori você concorda com nossos termos de uso.

Publicado na Bori em 11/7/2022, 23:45